O dia 15 de outubro é o dia escolhido para homenagear o professor. São muitas palavras de carinho, de reconhecimento, de agradecimento, de respeito. Abraços, beijos, apertos de mão. Música para acalentar a alma. Mensagens que tocam o coração. Acredita-se que tudo é verdadeiro. Acredita-se que realmente há sentimento de gratidão, e muitos, nesta hora, até pedem perdão.
Todos neste dia destacam a importância do professor para a cultura do povo, para o desenvolvimento de um país. Parece que todos sabem. Parece que todos querem melhorar a qualidade dos professores. Mas o que se percebe, na prática, é o oposto. Os professores, em sua maioria, se sentem desvalorizados. Não só financeiramente, mas, também, em sua dignidade profissional.
Todos têm a certeza da importância do professor, mas infelizmente, está se tornando uma carreira pouco atraente para os jovens. Os jovens já não sonham mais em ser professores. Muitos dos que optam por uma licenciatura é por falta de alternativa. Levam o curso de graduação na brincadeira. Por não levarem a sério, lhes falta envolvimento e comprometimento ao atuarem na formação de outras pessoas.
Se isto está acontecendo é porque alguma parte está falhando. É um circulo vicioso. Se os profissionais saem das universidades sem formação adequada para atender a atual demanda do ensino básico, os alunos do ensino básico saem despreparados para as universidades. E o resultado de tudo isso são os grandes fossos culturais que apontam desequilíbrios por todos os lados.
O QUE É SER PROFESSOR EDUCADOR?
Autoria: Prof. Raquel Marmentini
Ser professor educador vai além de um curso superior.
Ser professor educador requer comprometimento.
Ser professor educador carece de envolvimento.
Professor educador é profissão.
Professor educador é amor.
Professor educador é sabor.
Professor educador é calor.
Professor educador é amor maior que eu.
Estou com dor.
Não posso entender o que aconteceu.
O professor educador desapareceu.
Socorro! É o grito sufocado
De uma geração
Perdida em meio à alienação
Do conhecimento integrado
Aos meios de subordinação
Da cultura enlatada
Que chega como um tornado
Ou como um furacão.
Soltar o grito!
Fazer girar, evoluir.
Reconstruir,
Ressurgir, vir à tona
Trazer de volta
O professor educador
Professor educador é paixão.
É alegria, sabedoria,
Compreensão.
Professor educador é amor maior que eu.