sábado, 6 de setembro de 2008

Meu lugar encantado (1º lugar)
Autora: Andressa Katiane Reinhesmer

Vou lhes apresentar um lugar
Um lugar especial
Lá você vai se encantar

Muitas árvores
Você vai encontrar
Entre as folhas caídas
Por um caminho de pedras
Você vai passear

Lá tem muitas flores
Com variadas cores
Uma casinha para brincar
O lugar é de se apaixonar

Enquanto o lugar se transformava
Entre amor e carinho
Papai e mamãe se machucaram
Entre os espinhos

Atenção!
Vou contar,
Um bosque...
É este o lugar

Um lugar especial
Do meu quarto dá para ver
É só abrir a janela
As plantas estão a crescer
É só abrir os olhos
E enxergar
Esse é o melhor lugar
Que escolhe para morar
Professora Lediane Andréia Laux


Dura realidade (2º lugar)
Autor: Diego Danimar Barth (4ª série)


Aqui na agricultura
Não tá mole não
Os colonos desanimados
Estão à procura de outra profissão

Os produtos agrícolas
Não estão com preço bom
E os insumos então?
É uma exploração

A cidade cresce
De nós se esquece
Agroindústrias enriquecendo
E os agricultores empobrecendo

Estou preocupado
Com está situação
Fico pensando com meus botões
Quando crescer qual será minha profissão?
Professora: Margarete Aparecida Dani

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Raquel, tudo bem.

Quero dizer que fiquei bastante impressionada com seu blog.Que coisa maravilhosa....Quero parabenizá-la pela iniciativa,pois é de educadores com iniciativa e ousadia como você que nossa educação está necessitando.Ser educador tem que estar no sangue! Vou colaborar enviando a você os textos de nossos alunos que foram selecionados referentes às Olimpiadas de Língua Portuguesa.Tenho todos pois fiz parte da Comissão Julgadora.Mais uma vez parabéns e até breve.
Um grande abraço.
Maria Helena Ferreira

Anônimo disse...

Perdon...vi luz y entré.
Dudé, pues es mucho desafío tener familiares en el medio, que pueden opinar o conocer los aspectos no tan poeticos de cada un. Igual lucho contra ese instinto de supervivencia y le mando una cartita que dice:
Me gusta los símbolos que escribe. Apenas dejan pasar algunos pensamientos intimos filtrados y ellos estan llenos de intensidad.
Señorita Marmentini escribo en Español pues el unico idoma que domino, Se que Ud. es muy buena en Portugues (el idioma adorado) y que algun dia podre dominar.
Sigo trabajando. Siga escribiendo.
Dios la bendiga.
Omar

Anônimo disse...

Raquel!!!
Obrigada....
Valeu....
Bjus
iza

O GOSTO POR APRENDER E ENSINAR

                                                                                                    Os trabalhos apresentados na obra O gost...