quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Análise Crítica do Projeto Redescobrindo a Cidade.

Por Angélica K. Borsatti - aluna da 2ª série do ensino médio - matutino.
No início do ano letivo de 2008, nós alunos do ensino médio, juntamente com a professora Raquel Marmentini, iniciamos o Projeto Redescobrindo a Cidade de Ipira. Com o intuito de conhecer mais sobre o município onde moramos, iniciamos o projeto com muita vontade de alcançar nossos objetivos, que eram muitos, em vários aspectos. Conhecer a fauna e a flora, as histórias contadas pelas pessoas idosas, que viram o município se desenvolver, a vegetação nativa, a geologia... Além de obtermos mais conhecimento, também estaríamos expondo os trabalhos aos ipirenses e aos visitantes em uma exposição.
Todos os trabalhos foram concluídos para serem expostos na Feira do Livro. Ficou lindo!!! As maquetes, as histórias - do Portal, do município, do Kerb-, o acontecimento das festividades típicas, a economia-tanto urbana quanto rural, o sindicato dos trabalhadores rurais, a secretaria municipal de saúde, o potencial turístico, e a história da cascata da usina - que nem eu sabia que antigamente existia uma pequena usina na cascata. O projeto “Anjos da Praça” ficou bem legal, as maquetes ficaram bem realistas e os alunos soltaram a imaginação na confecção das mesmas.
No meu ponto de vista, a organização estava nota dez, tudo ajeitado e organizado para receber os visitantes. Adorei os vídeos, as apresentações em PowerPoint - sinônimo de elegância. Com certeza há pontos positivos, e novas idéias já surgiram em relação ao projeto, por exemplo, identificação nas maquetes expostos, - “Matematizando um cemitério”, e nas sugestões que idealizavam a praça Geraldo Clemente Dieckmann. E para uma nova oportunidade fica a idéia de dar mais vida à cascata da usina que está abandonada, esquecida.
De modo geral, talvez eu pudesse ter me dedicado mais ao trabalho, ou talvez se eu tivesse escolhido outra tarefa, talvez pudesse ter pesquisado mais, buscado idéias, mas até então fiz o que estava ao meu alcance. E a todos nós “Parabéns” pelo belíssimo trabalho realizado e que possamos continuá-lo no ano que vem!!!

Nenhum comentário:

O GOSTO POR APRENDER E ENSINAR

                                                                                                    Os trabalhos apresentados na obra O gost...