quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Análise Crítica do Projeto Redescobrindo a Cidade.

Por Beatriz Fabiana Mossmann: Aluna da 2ª série do ensino médio - matutino.


Desde o início do ano, os alunos do ensino médio vêm realizando um projeto que visa ampliar conhecimentos sobre nosso município. Colocamos em prática a idéia de reunir todos os aspectos com um único propósito: redescobrir a cidade de Ipira!
Os trabalhos compreenderam uma análise geral do município. Pesquisamos as principais características, utilizando-nos da geografia da cidade, da cultura, da fundação de estabelecimentos e projetos até hoje realizados e principalmente, comparando com as histórias e depoimentos de pessoas que viveram desde o início da colonização, até os dias mais recentes. As conversas com as pessoas mais velhas foram muito gratificantes. É de suma importância ouvir os moradores mais antigos que podem contribuir, debatendo e dando opinião crítica sobre os conflitos gerados entre as idéias, contaram fatos e acontecimentos verídicos, e pessoais do passado, tal conteúdo não citado na história oficial de Ipira.
E na sala de exposição pudemos apreciar um pouco dos trabalhos desenvolvidos. Várias maquetes foram construídas, onde a opinião em relação à cidade foi expressa, com projeções dos locais observados e com opiniões de melhorias. Também foi feita uma pesquisa sobre a geologia local, sobre a vegetação que é bastante ampla e variada. Nós, entrevistadores, relatamos a vida de dona Arnalda Ritter e seu Edgar Wolfarth, que fizeram parte da construção de nosso município. Essas histórias foram expostas em slides, acompanhando fotos e gravações feita na casa dos entrevistados. Foi um aprendizado extraordinário e divertido, pois realizar um trabalho onde existe um contato pessoal com a história, de forma viva, é muito mais emocionante que contar fatos com leituras, superficialidades ou de depoimentos de pessoas que não viveram na época.
Ipira pode ser considerada uma cidade rural, desde o principio. Quanto ao turismo, em atrativo natural no perímetro urbano, há a cascata da usina. Sou moradora aqui desde que nasci, e me orgulho disso. Achei esse trabalho muito proveitoso, pois despertou nossa curiosidade sobre nossa cidade e contribuiu para um conhecimento mais aprofundado, o que já sabíamos, e no descobrimento de coisas novas.

Nenhum comentário:

O GOSTO POR APRENDER E ENSINAR

                                                                                                    Os trabalhos apresentados na obra O gost...