quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Análise Crítica do Projeto Redescobrindo a Cidade


Por Caroline Pedroso Horn - Série: 1ª II
O projeto “Redescobrindo a cidade” teve início no começo do ano letivo de 2008, sob a coordenação da Professora de geografia e estudos regionais Raquel Marmentini, com os alunos do ensino médio do período diurno da Escola Básica Carlos Fries de Ipira.
Seu objetivo inicialmente, era fazer com que os alunos passassem a conhecer melhor a cidade onde vivem, procurando saber mais sobre seus pontos turísticos, festas, sua história, sobre os recursos naturais e as atividades econômicas, uma vez que para conhecer o mundo que nos é ensinado na escola, primeiro é necessário que tenhamos real consciência do que acontece ao nosso redor - nossa cidade.
Partindo desse pressuposto, e algumas idéias já construídas pelos próprios alunos, o projeto foi elaborado em sua parte teórica e depois dividido entre as turmas participantes do projeto. Por um grande período do ano letivo, os alunos foram liberados para as saídas a campo, e agiram da maneira que mais lhes fosse conveniente. Buscaram as informações necessárias para a construção do trabalho, de modo a tornar-se mais fácil a exposição do material coletado em suas pesquisas. Então, finalmente, nos dias 28, 29 e 30 de outubro esses resultados foram expostos em uma sala própria na XIV feira do livro da Escola Carlos Fries.

Os trabalhos foram apresentados de diversas formas: em maquetes, em painéis e em vídeos que foram exibidos em um telão. Já diz o velho clichê “Se muito vale o que já foi feito, muito mais valerá o que se fará”.

O Projeto Redescobrindo a cidade foi iniciado este ano. Nós demos o primeiro passo, cabe a nós e aos que nos sucederem dar continuidade ao trabalho e continuar divulgando-o, para mostrar as potencialidades do nosso município, para não deixá-lo abandonado. Esta é uma bela maneira de conhecê-lo melhor e poder mostrá-lo a todos, além de propor pequenas mudanças necessárias - que podem evoluir, e no final se tornar de grande importância para que a nossa cidade cresça e se desenvolva para gerar cada vez mais, bons frutos aos seus filhos.

Nenhum comentário:

O GOSTO POR APRENDER E ENSINAR

                                                                                                    Os trabalhos apresentados na obra O gost...