foram caindo, caindo, caindo... Então o pai finalmente disse ao filho:
- Você estava certo, meu filho. Nós, certamente, estamos vivendo uma grande crise.
Conforme o que está implícito na mensagem, às vezes é mais importante ficar alheio a tantas informações e empreender todo o talento pessoal, fazer bem feito e conhecer o público consumidor, divulgando e colocando o produto a disposição do cliente, a ficar temendo a crise e parar de investir no potencial do seu produto. É sempre possível descobrir caminhos promissores mesmo que eles estejam escondidos em momentos desfavoráveis. É também bom lembrar que, assim como o diamante está contido na pedra bruta, em certos momentos a vida nos propõe superar obstáculos até encontrar algo precioso.
Em relação ao comércio aqui no Balneário Arroio do Silva, acredito até que não está acontecendo nada para superar a possível crise. Ando pelo centro comercial, entro nas lojas e nada traz encantamento, nada surpreende. De uma loja para outra, não há diferença nos produtos oferecidos. Se entrar em uma loja vai encontrar, na maioria delas, os mesmos produtos e os mesmos preços.
E quanto à qualidade destes produtos?
Tenho a impressão de que são restos, ponta de estoque, ou produtos com defeitos. Entra ano sai ano e tudo parece igual. Isso posto quando se tratando de produtos. Alguém está preocupado com a crise?
E se tratando de gente?
Aí a decepção ainda é maior. As pessoas que estão vendendo não estão ali para vender e sim para mandar seus clientes embora. Não há gestos agradáveis nem palavras que possam estimular alguém a comprar. Que falta de estímulo! Que falta de criatividade! Que falta de vida! Alguém está preocupado com a crise? O que está se percebendo aqui é que há poucos produtos atrativos, em qualidade e preço, e muitas pessoas sem a menor vontade de conquistar o cliente. Por quê? Alguém tem argumentos que possam convencer do contrário? As temporadas de verão são para movimentar o comércio local. Atrair turistas para as compras. Afinal os turistas estão de bem com a vida, curtindo as férias e com tempo de sobra para as compras. Porém, penso que com o que é apresentado aqui não desperta nenhum interesse, nem as pessoas que trabalham nas lojas sabem criar o clima de entusiasmo. Em meio a tantas palavras de desabono, vou deixar um exemplo positivo para motivar, quem sabe, mais vendedores, a abrir um sorriso largo quando um cliente entrar na loja e despencar as prateleiras, se for preciso.
Depois de eu andar nas mesmas ruas, entrar nas mesmas lojas, tive a felicidade de descobrir uma. Finalmente uma loja com coisas bonitas, preços acessíveis e com uma pessoa de bom humor para atender e mostrar tudo o que tinha na prateleira. A vendedora percebeu o tempo de compra e finalizou a venda com oito produtos. Esta loja fica em uma galeria no centro da cidade. Parabéns Edna! Continue no pique que a crise vai passar longe de você!
E então minha gente! Que tal enfrentar a crise? “Se a vida der a você um limão, faça dele uma limonada”. Não fique tentando justificar a situação apenas com fatores externos, como a conjuntura, a falta de sorte, o pouco espírito de colaboração dos outros. Isso você não pode resolver, mas pode sim tomar as rédeas do próprio destino. “A crise é uma porta para a autodescoberta. Somos forçados a buscar soluções, a rever posições, a arriscar e conquistar novos territórios. Não porque queremos, mas porque não existe outra possibilidade”.
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