Olha o espetinho de camarão! Vai um sanduba natural ai? Olha a melancia fresquinha! Quem consegue resistir a tantas tentações em pleno clima de verão? Durante as férias, deixamos de lado a rotina rígida mantida o ano inteiro e nos deliciamos com estas tentações, porém, se alguns alimentos já causam preocupação em outras estações, muitos quitutes e petiscos típicos do verão são os campeões dos surtos de doenças transmitidas por alimentos (DTA). Causada por bactérias, vírus e algumas toxinas, a intoxicação alimentar é mais comum nas altas temperaturas e pode ocorrer tanto no processo de produção quanto de manuseio dos produtos, provocando a deteriorização dos alimentos. "As altas temperaturas e a falta de higiene durante o verão são as principais causas da contaminação e se não for tratada a tempo, esta infecção intestinal pode levar a morte", explica Antonio Carlos Lopes, clínico médico da Unifesp.
O ovo cru é um dos dez vilões mais perigosos da intoxicação alimentar, por ser muito suscetível a contaminações por bactérias, como a salmonela, que podem levar à morte se não forem tratadas a tempo. Tais bactérias invadem o sistema imunológico das pacientes e alteram todo o funcionamento do organismo, em especial do intestino, fígado e rins, provocando dores fortes e náuseas.
As principais causas da intoxicação alimentar são: 1. Bacteriana: Salmonela ou Estafilococos. Podem ser originadas no preparo ou pela deterioração dos alimentos. "Quando a intoxicação é causada por bactéria, é mais grave e pode levar a desidratação aguda e ao choque da pressão arterial. Aparecem vômitos, febre, diarréia e, em estágios mais graves, chega a sangrar". 2. Viral: é menos freqüente, mas alguns vírus podem levar à intoxicação alimentar. A hepatite B pode ser transmitida por copos ou utensílios, que não foram lavados adequadamente. "Se o vilão da história for um vírus, os sintomas são os mesmos: diarréia, febre, vômitos, mas aparecem com menor intensidade, e, podem ser tratadas apenas com ingestão de alimentos leves, como frutas e líquidos (chás, água de coco e muita água)". 3. Botulismo: É uma forma de intoxicação alimentar rara, mas potencialmente fatal causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, presente no solo e em alimentos contaminados e mal conservados, principalmente enlatados. A ingestão excessiva desta toxina leva a alterações no sistema nervoso e os primeiros sintomas são boca seca, visão dupla e a incapacidade de focar objetos próximos.
Essas dicas são importantes e devemos ter cuidados com os alimentos ingeridos. A prevenção é sempre mais importante. O certo seria não ingerir nenhum alimento que não tenha preparado em casa, em condições ideais de higiene, mas como não é possível, ficar atento a alguns fatores como armazenamento e lavagem. É ainda importante lembrar que o congelamento não mata as bactérias, mas o seu crescimento fica inibido em temperaturas extremamente baixas. Manter o freezer com uma temperatura regulada entre 12 e 15 graus centígrados negativos. Manter alimentos, peixes, carnes, ovos e laticínios na geladeira, até o momento de prepará-los. Alimentos fora do refrigerador, nos períodos de verão, têm o risco de apresentarem o crescimento da bactéria Salmonela, causadora de infecções gastrointestinais.
Os alimentos que sobram de uma refeição devem ser congelados imediatamente, para consumo posterior ou, então, serem descartados. Caso sejam guardados, deve-se procurar remover os acompanhamentos (como molhos), cobri-los e congelá-los imediatamente. Para servir os alimentos mais cuidados: servir, principalmente carnes e peixes, imediatamente após o cozimento e não aguarde mais de 2 horas para servir o alimento. Nos bufês de restaurantes, verifique se os alimentos frios estão no gelo a temperaturas próximas de zero grau, já os pratos quentes devem ser mantidos aquecidos acima de 60 graus centígrados.
Por tudo isso, a melhor dica é: fique atento à alimentação e aproveite
à estação mais quente de modo saudável.
FONTE: http://www.minhavida.com.br
Por tudo isso, a melhor dica é: fique atento à alimentação e aproveite
à estação mais quente de modo saudável.
FONTE: http://www.minhavida.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário