sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Programa de incentivo à leitura.

Como deixar de escrever sobre este programa se sou professora do Ensino Médio em escola estadual, amo os livros e tenho paixão por ler e escrever? Impossível deixa passar. O Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Educação destina aos estudantes obras clássicas da literatura brasileira com o objetivo de garantir mais oportunidades, pois é por meio da leitura que cada um pode desenvolver seu intelecto ampliando sua imaginação e criatividade.
Junto aos quatro exemplares dos livros, os alunos receberam um folder que tem por finalidade alguns tópicos motivadores, tais como: a literatura é uma forma de conhecer o mundo sem sair de casa; de aprender a pensar, formar uma atitude crítica diante da vida; de compartilhar com mais pessoas (irmãos, pais, vizinhos, amigos).
Então caros alunos... Entregar-se à magia da leitura, reconhecer e encontrar-se com a sociedade, adquirir a capacidade de vencer obstáculos do cotidiano, transformar-se em um cidadão diferente, mais qualificado, para ler e interpretar o mundo, as pessoas e os fatos, subsidiado por muitos outros olhares anteriores, a partir da leitura de obras literárias tais quais estas que receberam é o lembrete carinhoso que incluo também neste espaço.

O texto que segue agora foi escrito pelos alunos: Daniel Minks e Flávia Heinsfeld na disciplina de Língua Portuguesa e Literatura; 3ª Série, noturno. Professora: Elizelaine S. Gomes.

A CONSTRUÇÃO DE UM SER


A falta de tempo e de diálogo na família são causas de desastre na vida dos adolescentes. Por falta de interesse e participação na vida emocional dos filhos, acabam criando sua própria liberdade.

Essa distância entre pais e filhos deixa lacunas para as drogas e as más influências, afetando a construção do caráter do jovem, o que faz com que ele entre em conflito comportamental na sociedade e cometa o crime.

Encontra-se então, o que se pode dizer, o principal motivo do aumento da criminalidade entre menores. Quando não se tem uma sólida estrutura emocional, afetiva e educacional construída no adolescente, perde-se, de certa forma, o controle sobre ele.

A idéia da redução da maioridade penal vem tentar impor limites que os pais deixaram de fazer. Ao saber que um menor marginal está sendo punido pelo seu erro, traz uma forma de alívio para a consciência dos pais, adultos, que não puderam guiá-los para o caminho do bem. Além disso, a idéia que se tem é de que os jovens teriam mais temor à lei e à justiça.

Dizer que o jovem menor é responsável pelo crime que cometeu é a mesma coisa que dizer que sua família, a sociedade e o sistema educacional são cúmplices dele. Assim como a criança é tratada de forma especial, os adolescentes devem ser tratados com diferença em relação aos adultos. O ser humano também passa por metamorfose até se formar por completo.

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