terça-feira, 21 de outubro de 2008

A importância das tecnologias de informação e comunicação na escola.

Diante das grandes transformações no mundo, a educação e o ensino precisam passar por grandes mudanças também, levando em consideração a diversidade cultural e o processo de aprendizagem continuado. O ato de educar é ajudar os alunos a se construírem, pessoal e profissionalmente, motivando-os a sonhar, a idealizar um projeto de vida desenvolvendo suas habilidades de compreensão e análise do lugar onde vivem, fortificando-os, tornando-os cidadãos realizados e produtivos.

Segundo Moran, ensinar e aprender exigem hoje muito mais flexibilidade espaço-temporal, pessoal e de grupo, menos conteúdos fixos e processos mais abertos de pesquisa e de comunicação. É preciso transformar a aula em pesquisa e comunicação. Isto vem ao encontro dos objetivos deste projeto. Realizá-lo é oportunizar aos alunos iniciação à pesquisa de campo, fazendo-os redescobrir a cidade, reconhecer os aspectos histórico-culturais, as atividades econômicas, as modificações na natureza do lugar, para que possam vir a ser cidadãos com maior atuação na comunidade e no mundo

Ainda segundo Moran, aluno motivado e com participação ativa avança mais, facilita o trabalho da aula-pesquisa e a utilização das mídias e tecnologias disponíveis na escola, e do professor, espera-se que saiba comunicar-se com os seus alunos, motivá-los, explicar o conteúdo, manter o grupo atento, entrosado, cooperativo, produtivo.

Por isso o professor passa a ser motivador, sensibilizando o aluno - às vezes individualmente e outras em pequenos grupos a partir dos primeiros traços planejados, a participarem e se comprometerem desde os primeiros passos do processo de construção, procurando informações, fazendo pesquisa na Internet, em livros, em contato com experiências significativas, com pessoas ligadas ao tema onde podem construir o conhecimento em um equilíbrio entre o individual e o grupal, entre o professor-coordenador-facilitador e os alunos-participantes ativos.

A revolução eletrônica vinculada ao processo produtivo é uma característica da sociedade moderna e os processos pedagógicos que descartam a tecnológica como princípio educacional ficará compormetida. A tecnologia é um recurso e seu uso correto pode transforma-se num princípio pedagógico que vai dinamizar a "ação", a "interatividade", a "produtividade" o "prazer" do aluno em usá-lo e, se possível, dominá-la. As tecnologias proporcionam benefícios aos alunos e professores na vida social, daí a importância de conhecer e dominar este recurso de forma positiva. A tecnologia precisa estar a serviço do homem e da educação, e não o oposto. "só idiotas acham que a máquina deixa o professor menos importante. É justamente o contrário... A máquina faz do professor uma figura ainda mais indispensável e humana."

(*) A incorporação das tecnologias de informação e comunicação – TIC, na escola, contribui para expandir o acesso à informação atualizada e, principalmente, para promover a criação de comunidades colaborativas de aprendizagem que privilegiam a construção do conhecimento, a comunicação, a formação continuada e a gestão articulada entre as áreas administrativa, pedagógica e informacional da escola.

Ao explorar as potencialidades das TIC no seu cotidiano, principalmente com o acesso à Internet, a escola abre-se para novas relações com o saber, vivenciando a comunicação compartilhada e a troca de informações com outros espaços do conhecimento que possuem os mesmos interesses. Essa abertura à articulação com diferentes espaços potencializa a gestão escolar e provoca mudanças substanciais no interior da instituição, no qual o ensino, a aprendizagem e a gestão participativa podem se desenvolver em um processo colaborativo com os setores internos e externos da comunidade escolar.

(*) ESTE TEXTO TEM COMO REFERENCIAL O ARTIGO: O papel do gestor escolar na incorporação das TICs na escola: experiências em construção e redes colaborativas de aprendizagem de Maria Elizabeth Bionchini de Almeida e Ligia Cristina Rubim Meneses.

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