terça-feira, 23 de junho de 2009

ÁGUA - sinônimo de vida.


Produção textual de Sandra Meine – 3ª Série - Vespertino - Ensino Médio – Geografia COM BASE EM OUTROS TEXTOS ESTUDADOS OU PESQUISADOS PELOS ALUNOS.

A cada dia fica mais claro que a água é um recurso que caminha para uma situação de extrema preocupação. Somente 3% a 5% da água existente no mundo está disponível para a utilização humana. Os outros 95% estão nos oceanos. Toda água existente passa por um ciclo de renovação. Este ciclo natural, porém, pode ser afetado negativamente por muitos problemas, prejudicando qualitativa e quantitativamente a disponibilidade de água doce para as pessoas, como por exemplo, a devastação das florestas, o que diminui a evaporação; a falta de preservação das margens dos rios, que podem eliminar as nascentes, ou dificultar o acesso a elas e a urbanização e como conseqüência a impermeabilização do solo que lava e carrega lixo se misturando com os esgotos e as águas dos rios.
Os riscos são cada vez maiores, e a distribuição das águas e das chuvas ocorre de forma desigual, nas mais diversas partes do globo. Existem regiões extremamente favorecidas pelas chuvas e em geral são áreas de florestas situadas na faixa equatorial, em que há calor intenso provocando a evapotranspiração contribuindo positivamente para o ciclo natural da água.
Já em outras regiões desérticas, pode chover a cada década. Essa irregularidade na distribuição das águas pode vir a ser um dos motivos de grandes tensões entre países em um futuro próximo. Daí a importância dos rios, que tanto servem para a irrigação quanto para o abastecimento da população. O seu débito fluvial, ou seja, o volume de água que escoa por um rio pode definir o destino de uma região. Com a ação predatória do homem, em escala mundial, muitos rios estão ameaçados pelo processo de assoreamento.
Vários são os países que possuem leis rígidas em relação a preservação das margens dos rios, porém, muitos são os casos de falta de fiscalização eficaz, fato que tem decretado a morte de muitos rios e piorado ainda mais a situação das águas do nosso planeta.
Aqui no Brasil vigora uma lei que tem por objetivo a preservação e proteção de 15 metros das áreas próximas às margens dos rios. Esta lei é nacional, e a mesma, vai contra ao que muitos acreditam. De algum modo está preservando o que gente tem de mais valioso – á água – e ao mesmo tempo, a vida, pois sem água não existe vida.
Penso que está lei, apesar de prejudicar algumas pessoas que não detém grandes posses de terras, ela está contribuindo, não só com soluções imediatas para o nosso Estado ou país, como também sendo uma forma de amenizar a angústia e a preocupação com a existência de conflitos e disputas entre as nações por falta de água.
Então que cada um faça a sua parte e ajude a proteger esse bem natural tão precioso: água – sinônimo da vida.

Nenhum comentário:

O GOSTO POR APRENDER E ENSINAR

                                                                                                    Os trabalhos apresentados na obra O gost...