quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

“Perfil do Profissional de Educação na Pós-Modernidade.”

O Ano letivo de 2010 iniciou dia 08 de fevereiro com palestra
para Professores da 6 ª Gered Concórdia.
A Gerência de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Concórdia organizou uma semana de atividades especiais para os professores das 20 escolas estaduais de sua abrangência. O objetivo é que os profissionais Estejam motivados e preparados para receber os quase oito mil alunos na quarta-feira (17), nas escolas da rede estadual que fazem parte da 6 ª Gered-Concórdia. Nesta segunda-feira (8), os Participaram educadores de capacitação na Ser Sadia, a partir das 9 horas. O palestrante convidado para este dia foi o psicólogo Leonardo Bueno, de Florianópolis, autor do projeto: Aprender é Preciso, com uma proposta de abordar o papel do professor na pós-modernidade e os novos comportamentos sociais junto aos estudantes.
A gerente de Educação, Eunice Mezzomo, em seu pronunciamento inicial afirmou que os docentes precisam se qualificar e se atualizar para trabalhar com as novas tecnologias, sem deixar de lado a questão do afeto, o lado humano e que os oito mil alunos estão esperando todos os professores, e, esperam ser tratados com amor. Em seguida, o diretor-geral Fábio Fávero, representando o secretário regional Valmor Fiametti, destacou a importância da cooperação entre alunos e profissionais, a fim de encontrar soluções rápidas e eficazes diante dos grandes desafios da educação.
Demonstrou, depositou confiança e credibilidade pois quadro dos profissionais da rede pública Estadual de Educação, entende que cada um dá o seu máximo em sala de aula e que com isso é possível mudar o sentimento dos alunos e formar a personalidade para melhorar a humanidade. Finalizou com o desejo de que cada um possa ajudar e colaborar um com o outro para superar os obstáculos que aparecer.
O psicólogo Leonardo Bueno falou aos professores que gostam do que fazem e que ainda não perderam a alma de ser professor, pois buscam construir um "presente" melhor. "Mesmo com alguns anos de trabalho, pensando em todo o serviço que um ano todo de aulas vai te dar, você, professor, não perde a alma e gosta disso, gosta do cheiro do trabalho." Destacou a motivação e a necessidade que o professor tem de inovar. Segundo Bueno, uma inovação proporciona aos alunos e professores informações novas, descobertas, conhecimento. Por outro lado, ele afirma que a rotina, horários para dormir, comer e estudar, principalmente para as jovens e crianças, proporciona melhor aprendizagem.
Seguiu durante o período da manhã e da tarde elucidando questões de comportamento do professor perante os alunos para que ocorra, a arte de ensinar, que é o mais significante e verdadeiro sentido de existir do professor.

Nenhum comentário:

O GOSTO POR APRENDER E ENSINAR

                                                                                                    Os trabalhos apresentados na obra O gost...