Considerando que a sociedade humana é constituída de pessoas; e que a cultura se manifesta pelo comportamento das pessoas, pode-se então, entender que a cultura se modifica pelo acréscimo de invenções e com a alteração ou substituição de métodos antigos. A cultura individual se modifica e cresce pela aceitação de invenções criadas pelos membros de sua própria sociedade ou pela aceitação de novos métodos inventados em outra parte e levados à atenção de seus membros através da difusão e do empréstimo de ideias e comportamentos. “O ser humano é um animal que cria a cultura e está preso a uma cultura”. (HOEBEL e FROST, 1976, p. 4).
A antropologia está em todos os campos possíveis do
conhecimento, onde se inspira. Tem em seu desenvolvimento um conceito de
cultura: “Cultura é o sistema integrado de padrões de comportamento aprendidos
de uma sociedade e não o resultado de uma herança biológica” (HOEBEL e FROST,
1976, p. 4).
Na transferência cultural, uma característica ou
complexo serão avaliados e rejeitados, ou aceitos ou modificados em termos da
significação que têm para o povo que os recebe. Traços que têm significação
positiva numa cultura podem ser bloqueados na sua difusão, porque suas formas
ficam associadas com usos, significações ou funções de conotação negativa nas
culturas em que vivem os potenciais receptores. Os preconceitos preexistentes
dos membros de uma sociedade receptora facilitam ou bloqueiam a aceitação ou o
empréstimo de uma nova possibilidade cultural. Uma coisa ou uma ideia podem ser
vistas ou encontradas e, contudo, não serem percebidas, adaptadas ou mesmo
desejadas. Podem não satisfazer a necessidade de um povo; ou a sua utilidade
não é percebida por ele; não lhe dizem nada pois seu interesse está em outras
coisas, em outras ideias.
Aculturação é quando uma sociedade empreende uma
mudança cultural drástica sob a influência de uma cultura e de uma sociedade
dominantes com as quais ela entra em contato. Na sociedade em que ocorre a
aculturação, mesmo modificada, fica, contudo, a sua identidade discreta.
Aculturação diferencial é um desvio das normas consuetudinárias anteriores e
ocorre primeiro no comportamento individual. Estas mudanças podem ser recebidas
com entusiasmo, desprezando, desaprovando, tacitamente, ou sancionando
levianamente, ou rejeitando inteiramente. De qualquer maneira nunca acontece
instantaneamente em nenhuma sociedade. “Os membros de uma sociedade nunca
exibem todos os comportamentos dos quais [...] os seres humanos são capazes.”
((HOEBEL e FROST, 1976, p. 19). O comércio e a aliança são os maiores difusores
das mudanças culturais.
Quando um sistema de valores está muito
desarticulado, fora da realidade do momento, pode ocorrer uma crise cultural,
gerando assim movimentos reativos. As revoluções culturais se estendem através
dos séculos e décadas. Elas são o produto crescente da mudança cultural que
orientou tecnologias de sociedades numa determinada direção que dificilmente
pode ser percebida enquanto a mudança está sendo operada.
Na história da cultura humana vê-se que a primeira
mudança revolucionária foi o desenvolvimento da cultura paleolítica, quando os
seres humanos aprenderam a fabricar instrumentos, controlaram o uso do fogo e
desenvolveram a fala juntamente com a crença e os sistemas simbólicos, organizando
novos padrões de vida social. A segunda revolução cultural dessa espécie foi
iniciada na Idade Mesolítica, quando a humanidade abandonou a caça, a colheita,
pela forragem intensiva. Foi estabelecida na revolução urbana neolítica e no
surgimento da civilização.
Está atualmente sendo concluída à medida que os
últimos povos primitivos do globo estão sendo levados para a rede cultural da
civilização, exatamente quando a própria civilização está concluindo o seu
curso. Com efeito, a civilização – como uma fase da evolução cultural – está em
processo de ser substituída por novas formas de culturas que expressem a
recém-nascida Idade Espacial Atômica.
E qual é a importância da cultura
da informação?
A visão dos fatos e do mundo, trazidos até nós
através da cultura, estão diretamente ligados aos processos de transformação
político-social do século XX. Para entendê-la melhor, se faz uma breve
retrospectiva de como foram registradas as primeiras informações e sua evolução
ao longo do tempo.
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