Observando o comportamento dos jovens na sociedade em que vivemos, pode-se analisar que a amizade é de extrema importância na vida dos adolescentes, e que têm influência imensa no pensar e no agir de cada um. Tanto que acaba interferindo na construção do seu caráter, por muitos fazerem tudo para agradar os amigos, fato que impede que tenham opinião própria e até mesmo, que faz com que alguns sigam o exemplo dos amigos e deixem suas próprias vontades de lado.
É visível a necessidade que os jovens tem em andar sempre em tuma, de nunca ficarem sozinhos, isolados. Dessa forma procuram reunirem-se em grupos de amigos, onde geralmente, o mais popular já está definido, portanto, não se sente no direito de opinar e simplesmente ouvem e concordam.
Pode-se perceber também, que muitos são submissos, não expõe suas idéias, deixando de fazer o que têm vontade, de falar o que pensam e de formar opiniões sobre assuntos, transformando-se em cidadãos sem atitude, acostumados a ouvir e aceitar ordens, quietos, se retrucar, mesmo sabendo que estão certos.
Isso se dá pelo fato de alguns adolescentes sentirem medo de serem excluídos dos grupos de amigos, e serem ignorados por não terem a popularidade que andar em grupo permitiria que tivessem. Para garantir esta popularidade, os jovens mudam a sua maneira de vestir, de falar, de ser e agir, escondendo sua verdadeira personalidade com o simples propósito de agradar seus amigos.
Sendo assim, pode-se concluir que, apesar de ser necessário e importante ter amigos é preciso ser o que se é, não fingir gostar de algo se não gosta. Não se deve deixar que a opinião dos amigos do grupo manipule suas idéias nem que interfiram na sua maneira de ver as coisas. Suas opiniões, seus objetivos e suas vontades devem estar em primeiro lugar, e se eles mudarem, que sejam para o seu bem, não para agradar os amigos que o rodeiam. Afinal o que você vai ser no futuro? Somente as suas conquistas pessoais é que virão ao seu encontro de forma positiva.
Texto produzido por Adriele da Costa aluna da 3ª série do ensino médio da EEB Carlos Fries em aula de língua portuguesa – Professora Elizelaine Gomes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário