quarta-feira, 12 de novembro de 2008

REDESCOBRIR A CIDADE.

Os alunos do ensino médio da EEB Carlos Fries apresentam na XIV feira do livro “História infantil como você nunca viu” o projeto
REDESCOBRINDO A CIDADE.
A tentativa de analisar os aspectos histórico-culturais e econômicos do Município de Ipira, sua importância para o ensino da Geografia no ensino médio e sua contribuição para a formação da cidadania resultou em uma coleta de dados histórico-culturais e econômicos para o aluno conhecer e aprender a cultura local e lhe possibilitar tornar-se um cidadão com maior atuação na comunidade em sua vida adulta.
 
A Geografia tem como objetivo a aprendizagem dos lugares do mundo e seus significados, para então situar o estreito espaço vivido. Para isso, a Geografia precisa ser entendida como um saber pensar o espaço, ou seja, entender o modo como as concepções de espaço e espacialidade condicionam o mundo vivido. Por isso torna-se necessário fixar as imagens do mundo, não apenas saber localizar. Saber ver a partir de diferentes representações do espaço, a paisagem natural, a comunidade constituída, que vão além do resultado material das interações entre o ambiente e a sociedade. Portanto não há uma maneira objetiva, neutra e especificamente geográfica de olhar a Terra. É preciso envolver o imaginário e o simbólico da Geografia.
Sendo assim, após o inicio das atividades escolares em 2008 com os conteúdos relacionados no currículo em cada série específica, principalmente a leitura dos textos, buscou-se compreender as relações entre o homem e a natureza do lugar, muito embora, porém, percebeu-se que o fato de não utilizar procedimentos tradicionais da pesquisa geográfica, nem por isso se deixou de fazer Geografia. Na verdade, a Geografia sempre foi marcada como um tipo de conhecimento que dependendo da teoria utilizada para explicar tal relação, os significados podem ser diversos.
Quanto aos procedimentos e/ou as etapas metodológicas adotadas é importante enfatizar que os dados foram obtidos através de palestras e, em depoimentos orais a partir de entrevistas abertas com pessoas de idade avançada, nas várias partes da cidade. Haja vista que essas histórias refletem o “mundo vivido”, e possibilitam uma melhor compreensão das relações entre o homem e os lugares, onde quem conta a história não está querendo manifestar competência, mas apenas narrar o fato vivido.
A pesquisa chegou a resultados interessantes: produção de vídeos, construção de maquetes e painéis, e o mais positivo da realização deste projeto, o envolvimento apaixonado dos alunos e a interação com a comunidade do lugar, atingindo os objetivos perseguidos no decorrer de todo período.
Os trabalhos foram expostos nos dias 28,29 e 30 de outubro de 2008 na EEB Carlos Fries, sala 2 - prédio 1 - durante a feira do livro e convidam a todos que com gentileza e colaboração foram essenciais para a realização do projeto.

Para atender os objetivos finais deste trabalho, agregaram-se informações e procedimentos implementados durante a realização da pesquisa. Os resultados, seguidos de comentários, buscam acender reflexões sobre tais resultados, de sorte que estas duas partes, embora separadas por questões didáticas, encontram-se interdependentes entre si, de forma que os resultados obtidos não encubram futuras análises.

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