Por que brincar com as palavras? Por que fazer poesia? Como utilizar as mídias (impressas, internet, vídeo) para articular uma proposta educativa que desenvolva a criatividade, a imaginação, o gosto pelo aprender a ler e escrever e que desperte a curiosidade de brincar com as palavras fazendo poesia. Como fazer isso? Foi assim que surgiu o projeto Brincar com as palavras. Fazer poesia. Como articular uma proposta educativa que desenvolva a criatividade, a imaginação, o gosto pelo aprender a ler e escrever e que desperte a curiosidade de brincar com as palavras fazendo poesia com a utilização das mídias impressas, internet e vídeo.
Foi uma preocupação que surgiu após observações realizadas nas salas de aula e nas práticas pedagógicas. Muitos alunos têm dificuldades para ler fluentemente e produzir um texto. Com base nas pesquisas, em leituras, e em nossa prática educativa, sabendo que a poesia geralmente se apresenta como um instrumento norteador da liberdade e da criatividade infantil delineou-se como principal objetivo, proporcionar, aos alunos do ensino fundamental, uma proposta educativa significante, que desperte o gosto pelo aprender - ler e escrever - como instrumentos básicos para o ingresso e participação na sociedade letrada em que vivemos.
Nesta perspectiva, sabe-se que a leitura e a escrita são instrumentos essenciais para o indivíduo construir seu conhecimento e exercer a cidadania, ampliando a compreensão do mundo. Faz-se necessário, no entanto, entender que um sujeito alfabetizado é aquele que sabe ler o que está escrito e o que está implícito, utilizando as informações para a sua vida.
Este projeto foi elaborado por meu grupo de estudos no ciclo intermediário Programa de formação continuada em MÍDIAS NA EDUCAÇÃO da SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC ministrado pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE. Com este projeto, almejam-se resultados diversos, tais como: que os alunos desenvolvam o gosto pela leitura e pela escrita, de forma descontraída e divertida, a partir da utilização dos textos poéticos. Bem como, por outro lado, ao explorarem o vocabulário de diferentes e variadas poesias, conheçam novas palavras e aumentem suas possibilidades de expressão verbal. Espera-se também que despertem o desejo em querer ler muitas outras poesias em outros momentos sentindo prazer que as mesmas podem propiciar.
Uma amostra da aplicação do projeto nas aulas de Geografia com a turma da 8ª série do ensino médio, uma poesia criada por alunos com o tema desenvolvido no primeiro bimestre deste ano. Globalização e Tecnologia.
Foi uma preocupação que surgiu após observações realizadas nas salas de aula e nas práticas pedagógicas. Muitos alunos têm dificuldades para ler fluentemente e produzir um texto. Com base nas pesquisas, em leituras, e em nossa prática educativa, sabendo que a poesia geralmente se apresenta como um instrumento norteador da liberdade e da criatividade infantil delineou-se como principal objetivo, proporcionar, aos alunos do ensino fundamental, uma proposta educativa significante, que desperte o gosto pelo aprender - ler e escrever - como instrumentos básicos para o ingresso e participação na sociedade letrada em que vivemos.
Nesta perspectiva, sabe-se que a leitura e a escrita são instrumentos essenciais para o indivíduo construir seu conhecimento e exercer a cidadania, ampliando a compreensão do mundo. Faz-se necessário, no entanto, entender que um sujeito alfabetizado é aquele que sabe ler o que está escrito e o que está implícito, utilizando as informações para a sua vida.
Este projeto foi elaborado por meu grupo de estudos no ciclo intermediário Programa de formação continuada em MÍDIAS NA EDUCAÇÃO da SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC ministrado pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE. Com este projeto, almejam-se resultados diversos, tais como: que os alunos desenvolvam o gosto pela leitura e pela escrita, de forma descontraída e divertida, a partir da utilização dos textos poéticos. Bem como, por outro lado, ao explorarem o vocabulário de diferentes e variadas poesias, conheçam novas palavras e aumentem suas possibilidades de expressão verbal. Espera-se também que despertem o desejo em querer ler muitas outras poesias em outros momentos sentindo prazer que as mesmas podem propiciar.
Uma amostra da aplicação do projeto nas aulas de Geografia com a turma da 8ª série do ensino médio, uma poesia criada por alunos com o tema desenvolvido no primeiro bimestre deste ano. Globalização e Tecnologia.
TECNOLOGIA
Autores: Alex e Jean (8ª série Ensino Fundamental)
A Tecnologia está avançada
Temos telefones e celulares
Micro-chips e câmeras digitais
Com tudo isso
O mundo rende muito mais
Temos poderosos computadores e TVs
Essa tecnologia toda
Faz-nos acreditar até em ETs
Temos belas paisagens e belas casas
E muita violência também
Muitas pessoas morrem
Violentadas.
A tecnologia deixa muitas pessoas nuas
Mas também ajuda
A descobrir água na lua.
E aqui estamos nós
Fazendo uma poesia
Para que você saiba
O que é tecnologia.
Autores: Alex e Jean (8ª série Ensino Fundamental)
A Tecnologia está avançada
Temos telefones e celulares
Micro-chips e câmeras digitais
Com tudo isso
O mundo rende muito mais
Temos poderosos computadores e TVs
Essa tecnologia toda
Faz-nos acreditar até em ETs
Temos belas paisagens e belas casas
E muita violência também
Muitas pessoas morrem
Violentadas.
A tecnologia deixa muitas pessoas nuas
Mas também ajuda
A descobrir água na lua.
E aqui estamos nós
Fazendo uma poesia
Para que você saiba
O que é tecnologia.
(...) a poesia nunca é totalmente consumida. Por mais que você devore um poema,
o sentimento que ele provoca jamais se esgota. (Rubem Fonseca)
Nenhum comentário:
Postar um comentário