domingo, 5 de abril de 2009

Brincar com as palavras. Fazer Poesia.

Por que brincar com as palavras? Por que fazer poesia? Como utilizar as mídias (impressas, internet, vídeo) para articular uma proposta educativa que desenvolva a criatividade, a imaginação, o gosto pelo aprender a ler e escrever e que desperte a curiosidade de brincar com as palavras fazendo poesia. Como fazer isso? Foi assim que surgiu o projeto Brincar com as palavras. Fazer poesia. Como articular uma proposta educativa que desenvolva a criatividade, a imaginação, o gosto pelo aprender a ler e escrever e que desperte a curiosidade de brincar com as palavras fazendo poesia com a utilização das mídias impressas, internet e vídeo.

Foi uma preocupação que surgiu após observações realizadas nas salas de aula e nas práticas pedagógicas. Muitos alunos têm dificuldades para ler fluentemente e produzir um texto. Com base nas pesquisas, em leituras, e em nossa prática educativa, sabendo que a poesia geralmente se apresenta como um instrumento norteador da liberdade e da criatividade infantil delineou-se como principal objetivo, proporcionar, aos alunos do ensino fundamental, uma proposta educativa significante, que desperte o gosto pelo aprender - ler e escrever - como instrumentos básicos para o ingresso e participação na sociedade letrada em que vivemos.

Nesta perspectiva, sabe-se que a leitura e a escrita são instrumentos essenciais para o indivíduo construir seu conhecimento e exercer a cidadania, ampliando a compreensão do mundo. Faz-se necessário, no entanto, entender que um sujeito alfabetizado é aquele que sabe ler o que está escrito e o que está implícito, utilizando as informações para a sua vida.

Este projeto foi elaborado por meu grupo de estudos no ciclo intermediário Programa de formação continuada em MÍDIAS NA EDUCAÇÃO da SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC ministrado pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE. Com este projeto, almejam-se resultados diversos, tais como: que os alunos desenvolvam o gosto pela leitura e pela escrita, de forma descontraída e divertida, a partir da utilização dos textos poéticos. Bem como, por outro lado, ao explorarem o vocabulário de diferentes e variadas poesias, conheçam novas palavras e aumentem suas possibilidades de expressão verbal. Espera-se também que despertem o desejo em querer ler muitas outras poesias em outros momentos sentindo prazer que as mesmas podem propiciar.

Uma amostra da aplicação do projeto nas aulas de Geografia com a turma da 8ª série do ensino médio, uma poesia criada por alunos com o tema desenvolvido no primeiro bimestre deste ano. Globalização e Tecnologia.
TECNOLOGIA

Autores: Alex e Jean (8ª série Ensino Fundamental)

A Tecnologia está avançada
Temos telefones e celulares
Micro-chips e câmeras digitais
Com tudo isso
O mundo rende muito mais
Temos poderosos computadores e TVs
Essa tecnologia toda
Faz-nos acreditar até em ETs
Temos belas paisagens e belas casas
E muita violência também
Muitas pessoas morrem
Violentadas.
A tecnologia deixa muitas pessoas nuas
Mas também ajuda
A descobrir água na lua.
E aqui estamos nós
Fazendo uma poesia
Para que você saiba
O que é tecnologia.
(...) a poesia nunca é totalmente consumida. Por mais que você devore um poema,
o sentimento que ele provoca jamais se esgota. (Rubem Fonseca)

Nenhum comentário:

O GOSTO POR APRENDER E ENSINAR

                                                                                                    Os trabalhos apresentados na obra O gost...