segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Formação de professores e a BNCC.


Este ano os professores da rede estadual de educação de Santa Catarina, da ¨6ª Gered, foram surpreendidos com um dia de curso de formação. Uma semana antes nos foi encaminhado material para leitura, sendo que a leitura contará como horas a distância no total do curso de formação 2019.  Os textos indicados fazem parte da BNCC – Base Nacional Comum.
Na manhã do dia 24  de abril de 2019, tivemos uma palestra, com a Drª Simone Rocha, e na parte da tarde, houve sequência das reflexões e estudo do tema, em pequenos grupos de professores organizados por área, e nas demais funções: diretores, assessores de direção, especialistas e assistentes técnico pedagógicos.
Discutir, internalizar e socializar o conhecimento com os pares é se fazer e se reconhecer como pensadores da educação comprometidos com o futuro desta geração atual. Sair da base teórica e conceitual para a prática nos bancos escolares e também na sociedade em geral.  
Dito e confirmado por dirigentes nacionais e internacionais, intelectuais de todas as áreas, que a educação é a mola propulsora do desenvolvimento socioeconômico de uma nação, então não há nada mais instigante do que fomentar o conhecimento e o reconhecimento desta máxima ao um maior contingente.
O que é a BNCC - Base Nacional Comum Curricular? É um documento norteador do deve ser ensinado nas escolas do Brasil inteiro, desde a Educação Infantil até o final do Ensino Médio. Uma forma de referenciar os objetivos de aprendizagem em cada uma das etapas. Como destacado anteriormente, a Base Nacional visa orientar a elaboração do currículo específico de cada escola, sem desconsiderar as particularidades metodológicas, sociais e regionais de cada uma, ou seja, não deve ser um currículo.
A Base objetiva estabelecer como a aprendizagem pode ser alcançada, por meio da definição de competências e habilidades fundamentais. Já o currículo, determina como esses objetivos serão alcançados, traçando as estratégias pedagógicas mais adequadas. Isto significa que a BNCC não consiste em um currículo, mas um documento norteador e uma referência única para que as escolas elaborem os seus currículos. 
Para reafirmar o objetivo de estudar esse documento: a BNCC está para solucionar um problema muito comum no Brasil que são as desconexões existentes em propostas pedagógicas nas diferentes regiões do país. Foi possível perceber, na fala da Professora Simone Rocha que, a ideia de uma base comum para todo o Brasil existe desde a promulgação da Constituição de 1988, cujo artigo 210 prevê a criação de uma grade de conteúdos fixos a serem estudados no Ensino Fundamental, conforme trecho o trecho retirado do documento oficial no Art. 210. Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.  Constituição da República Federativa do Brasil,
Sendo assim, todos os alunos passam a ter seus direitos de aprendizagem assegurados, partindo do objetivo principal que é garantir a educação com equidade, por meio da definição das competências essenciais para a formação do cidadão em cada ano da educação básica levando em consideração formação integral dos indivíduos por meio de desenvolvimento das chamadas competências do século XXI.
Que competências são essas? Conforme representantes do MEC, as competências do século XXI estão focadas na formação de cidadãos mais críticos, com capacidade de aprender a aprender, que possam resolver problemas, ter autonomia, mas também que saiba trabalhar em equipe, respeitar os outros e o pluralismo de ideias para que tenham capacidade de argumentar e defender suas próprias ideias. Eis a questão: como fazer isso? Muitos desafios pela frente. Vamos continuar o debate sobre esse tema, na próxima edição.

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