Este ano os
professores da rede estadual de educação de Santa Catarina, da ¨6ª Gered, foram
surpreendidos com um dia de curso de formação. Uma semana antes nos foi
encaminhado material para leitura, sendo que a leitura contará como horas a
distância no total do curso de formação 2019. Os textos indicados
fazem parte da BNCC – Base Nacional Comum.
Na manhã do dia 24 de abril de 2019, tivemos uma palestra, com a Drª Simone Rocha, e na parte da tarde, houve
sequência das reflexões e estudo do tema, em pequenos grupos de professores
organizados por área, e nas demais funções: diretores, assessores de direção,
especialistas e assistentes técnico pedagógicos.
Discutir,
internalizar e socializar o conhecimento com os pares é se fazer e se
reconhecer como pensadores da educação comprometidos com o futuro desta geração
atual. Sair da base teórica e conceitual para a prática nos bancos escolares e
também na sociedade em geral.
Dito e confirmado
por dirigentes nacionais e internacionais, intelectuais de todas as áreas, que
a educação é a mola propulsora do desenvolvimento socioeconômico de uma nação,
então não há nada mais instigante do que fomentar o conhecimento e o
reconhecimento desta máxima ao um maior contingente.
O que é a BNCC - Base Nacional Comum Curricular? É um documento norteador
do deve ser ensinado nas escolas do Brasil inteiro, desde a Educação Infantil
até o final do Ensino Médio. Uma forma de referenciar os objetivos de
aprendizagem em cada uma das etapas. Como destacado anteriormente, a Base
Nacional visa orientar a elaboração do currículo específico de cada escola, sem
desconsiderar as particularidades metodológicas, sociais e regionais de cada
uma, ou seja, não deve ser um currículo.
A Base objetiva estabelecer como a aprendizagem pode ser alcançada, por
meio da definição de competências e habilidades fundamentais. Já o currículo,
determina como esses objetivos serão alcançados, traçando as estratégias
pedagógicas mais adequadas. Isto significa que a BNCC não
consiste em um currículo, mas um documento
norteador e uma referência única para que as escolas elaborem os seus
currículos.
Para reafirmar o
objetivo de estudar esse documento: a BNCC está para solucionar um problema
muito comum no Brasil que são as desconexões
existentes em propostas pedagógicas nas diferentes regiões do país. Foi
possível perceber, na fala da Professora Simone Rocha que, a ideia de uma
base comum para todo o Brasil existe desde a promulgação da Constituição
de 1988, cujo artigo 210 prevê a criação de uma grade de conteúdos fixos a
serem estudados no Ensino Fundamental, conforme trecho o trecho retirado do
documento oficial no Art. 210. Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino
fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos
valores culturais e artísticos, nacionais e regionais. Constituição da República
Federativa do Brasil,
Sendo assim, todos os
alunos passam a ter seus direitos de aprendizagem assegurados, partindo do
objetivo principal que é garantir
a educação com equidade, por meio da definição das competências essenciais para
a formação do cidadão em cada ano da educação básica levando em consideração a formação integral dos indivíduos por
meio de desenvolvimento das chamadas competências do século XXI.
Que competências são
essas? Conforme representantes do MEC, as competências do século XXI estão
focadas na formação de cidadãos mais críticos, com capacidade de aprender a
aprender, que possam resolver problemas, ter autonomia, mas também que saiba
trabalhar em equipe, respeitar os outros e o pluralismo de ideias para que
tenham capacidade de argumentar e defender suas próprias ideias. Eis a questão:
como fazer isso? Muitos desafios pela frente. Vamos continuar o debate sobre
esse tema, na próxima edição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário