Para este século,
segundo o MEC, a BNCC tem como objetivo garantir a formação integral dos
indivíduos a partir de algumas competências que dizem respeito a formar
cidadãos mais críticos, com capacidades diversas, do tipo: aprender a aprender, resolver problemas, autonomia para tomada de decisões, capazes de trabalhar em equipe, respeitar o outro, o pluralismo de ideias, que tenham a
capacidade e argumentar e defender seu ponto de vista. E
por que isso? Por que a sociedade contemporânea impõe um outro olhar no que se
refere a educação, levando em consideração o que e para que aprender, o como
ensinar e avaliar o aprendizado.
É nesse sentido que as competências guiaram
a elaboração da BNCC, objetivando a desvinculação do passado quando se trata de
valorizar somente a memorização de conteúdo. Para o século XXI e proposta é formação
de cidadãos críticos, criativos, participativos e responsáveis, capazes de se
comunicar, lidar com as próprias emoções e propor soluções para problemas e
desafios. Destaco agora as 10 competências que serviram de referência para estruturação de toda a Base, desde a
Educação Infantil até o fim do Ensino Médio.
1). Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre
o mundo físico, social, cultural e
digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo
e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
2). Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das
ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação
e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular
e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
conhecimentos das diferentes áreas.
3). Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais,
das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da
produção artístico-cultural.
4). Utilizar diferentes linguagens - verbal (oral ou visual-motora, como
Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital -, bem como
conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se
expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em
diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
5). Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas
diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
6). Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se
de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações
próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da
cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência
crítica e responsabilidade.
7). Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e
promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo
responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em
relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
8). Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional,
compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos
outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
9). Exercitar a empatia, o diálogo,
a resolução de conflitos e
a cooperação, fazendo-se
respeitar e promovendo o respeito
ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da
diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades,
culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
10). Agir pessoal e coletivamente com autonomia,
responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões
com base em princípios éticos,
democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
As competências gerais da BNCC previstas na nova versão
da Base são consideradas fundamentais para os estudantes. Se é importante para
os estudantes, os envolvidos no campo da educação também precisam estar
atentos, estudar, analisar, refletir e colocar em prática nas escolas. Acredito
que foi com esse propósito a escolha do tema da Formação de professores do 24 de
abril, no Estado de SC.
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