Mais uma parada
para reflexão, no dia 17 de julho, com o objetivo de dar continuidade à
formação de professores da rede pública estadual de SC. Para os professores que
fazem parte da 6ª Gered/ Supervisão Regional de Educação de Concórdia com o
tema de estudo Metodologias ativas - Ressignificando o Trabalho Educativo
Escolar. O início dos trabalhos foi dado pelo Supervisor Regional de Educação,
Paulo Rogério de Rossi e com a participação especial, em vídeo, pelo Secretário
de Educação de Santa Catarina Natalino Uggioni, falando da importância da
formação para os professores da Rede Estadual.
Na parte da manhã
aconteceu uma palestra sobre o tema Metodologias Ativas e BNCC, com os
Professores da Universidade do Contestado, Professora Cristina Maria Agustini
Moraes Ehrhardt e Professor Irineu José Vieira Jr. Cabe aqui ressaltar,
conforme palestrantes, que lhes foi feito um pedido para “fazer diferente”. E
realmente os palestrantes trouxeram coisas diferentes. O vídeo com a música do
Pink Floyd – The Wall (legendado) foi uma boa reflexão para nós professores
entendermos a importância da nossa prática pedagógica e as posturas que temos
diante de nossos alunos. Uma bela cutucada para saber “Que professor sou eu e
como posso ser melhor”.
Outra referência
usada na palestra foi a avaliação da OCDE sobre a Educação Catarinense. Fui
pesquisar para ampliar a minha percepção. A citação deste documento foi
importante para a minha reflexão. Encontrei o documento “Proposição de novos
rumos para a qualidade da educação em SC”. No documento aparecem os cinco
primeiros temas propostos: “Formação do Professor e do Gestor Educacional;
Valorização do Magistério; Currículo e Prática Pedagógica; Autonomia e Gestão
da Escola; Organização e Gestão do Sistema Educacional e Estrutura Física e
Técnica. Estes temas sustentam-se nos seguintes vetores: a) mudança no sistema
de formação e de contratação dos professores e servidores; b) regime integral
de trabalho dos professores por escola; c) educação básica e profissional como
foco e objeto dos programas de formação inicial e continuada dos professores e
d) autonomia e gestão da escola com foco nas atividades finalísticas”. (p.13)
Ao ler esse
documento, na íntegra, que data de 2012, foi possível entender muitas ações dos
gestores da educação nos últimos anos. Como estamos buscando fazer uma educação
diferente, e supõe-se de qualidade, continuo com as observações que fiz em meus
alfarrábios (bloco de notas do celular), sobre o dia 17 de julho. Se queremos
avançar vamos inverter a sala com a dica da letra da música do Pink Floyd e
convidar os gestores a pensarem: Que gestor sou eu e como posso ser melhor.
Lembrando que somos todos gestores.
Outra fala
da Professora Cristina que me chamou atenção, e que no entender, diante de
tantas mudanças paradigmáticas em todos os campos do conhecimento, precisamos
mudar a forma de usar as palavras, mesmo elas tendo sido usadas por um grande
ícone das teorias cognitivas e aprendizagem, Jean Piaget. A professora Cristina
falou em termos motivacionais, dizendo que precisamos pensar diferente,
ressignificar mesmo sabendo que pensar dói, assim como dizia Piaget, precisamos
pensar.
Foi nesse momento
que me veio à mente outras práticas de educação e aprendizagem ultrapassadas,
usadas por pais e professores. Quando alguma criança fazia alguma coisa errada
era retirada do grupo tendo que ficar no “cantinho do pensamento” para
compreender o que tinha feito de errado. De que forma essa criança vai gostar
de pensar?
Então se
precisamos pensar diferente, ressignificar, vamos começar e fazer diferente,
sim. Vamos convidar todos a pensar porque pensar é maravilhoso, e também que é
possível aprender e ensinar a como pensar. Diante de tantas informações
pululando, é preciso aprender a barrar certos pensamentos e barulhos da mente, para
focar no aprendizado coerente aos novos rumos da humanidade. Estamos na era
digital, a velocidade da mudança das coisas é tão grande que a formação técnica
já não será mais tão importante para as futuras profissões. Quem serão os
profissionais do futuro com a educação que temos hoje nas escolas e nas
universidades?
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