sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

AROMATERAPIA – prática de ação terapêutica de forma integral. (16.02.2021)

             A aromaterapia é uma prática terapêutica que faz uso de óleos essenciais extraídos dos vegetais, que são super concentrados em componentes químicos e variados benefícios medicinais. 1 gota de óleo essencial equivale a cerca de 20 xícaras de chá, por isso deve ser utilizado na dosagem correta ao inalar e devidamente diluído, através de via tegumentar. As moléculas dos óleos essenciais são altamente voláteis e adentram o bulbo olfativo, se comunicando diretamente com o sistema límbico, onde se encontram nossas memórias, sensações, emoções e crenças.

Outra via de acesso é através da pele, entrando em contato com a corrente sanguínea e, consequentemente todo o organismo. As moléculas dos óleos essenciais possuem baixo peso molecular e são facilmente eliminadas pelo organismo, diminuindo assim a possibilidade de efeitos colaterais.

              A aromaterapia tem ação terapêutica para tratar o ser humano de forma integral (nível físico, mental, emocional, energético, espiritual). Esta terapia é reconhecida no Brasil como Prática Integrativa e Complementar, assim como na Inglaterra. Na França é considerada uma especialidade médica e na Austrália como uma prática complementar. Existem várias evidências científicas mostrando os efeitos terapêuticos desses recursos naturais, além de várias outras abordagens mais tradicionais e simbólicas de uso, em que podemos unir todos os conhecimentos para uma abordagem multidimensional dos óleos essenciais.

 O que são Óleos Essenciais

São substâncias 100% puras, naturais e voláteis. Evite utilizar essências sintéticas, pois possuem derivados de petróleo, corantes, óleo mineral e outros componentes que fazem mal ao seu organismo. Atenção com essas diferenças! Para se beneficiar da Aromaterapia, você deve utilizar os óleos essenciais e suas variadas propriedades terapêuticas para tratamento físico, mental, emocional, energético e espiritual.

Como utilizar

Utilizar no máximo 6 gotas no total de óleos essenciais nos difusores ou inaladores, sendo que devem ser até 3 gotas do mesmo óleo essencial e até 3 diferentes. Por exemplo: se utilizar 2 óleos essenciais, deverá utilizar até 3 gotas de cada. Se utilizar 3 óleos essenciais, poderá utilizar 2 gotas de cada óleo essencial ou 3 gotas do primeiro, 2 do segundo 1 do terceiro, por exemplo e, assim por diante.

 Por que utilizar os óleos essenciais (do Terra)

Por que 22 segundos é o tempo que leva para as moléculas dos óleos essenciais chegarem no Cérebro. Por que em apenas 2 minutos podem ser encontradas circulando pela corrente sanguínea. Por que em 20 minutos cada célula do corpo será afetada. E, por que em 1 hora e meia os óleos essenciais são totalmente metabolizados. De forma simples e natural!

Os óleos essenciais são ferramentas de saúde naturais extraídos de plantas – caule, sementes, folhas, flores - todas elas cultivadas em solo acima de orgânico e país de origem o que garante grau terapêutico e seja 100% natural (sem nenhum aditivo sintético ou agrotóxico). São testados lote a lote por laboratórios independentes. Você tem, dentro de casa, soluções 100% naturais puras reconhecidas pelo selo internacional CPTG*(Certificado de Pureza e Grau Terapêutico) que atuam sobre hormônios, emoções, digestão, sistema imunológico, metabolismo neurotransmissores e muito mais!!! Isso tudo devido ao seu tamanho molecular tão minúsculo que permite que ele seja absorvido e metabolizado rapidamente agindo no nosso corpo em questão de segundos. O que é mais importante, sem nenhum efeito colateral (sempre observando quantidade e modo correto de uso). É potência, pureza e eficácia garantidas.

 Vamos conhecer alguns óleos essenciais e suas principais indicações:

1- FRANKINCENSE ou Olíbano (país de origem: Omã). O mais importante e mais valioso deles! Oferece suporte celular. Suporte imunológico. Suporte para a pele (rugas, linhas de expressão, manchas, estimulante do colágeno). Suporte para as funções do sistema nervoso e digestivo. Imunoestimulante, anti-inflamatório e restaurador. Age nas doenças de longo-prazo. Elimina o congestionamento das passagens nasais e dos pulmões causado pela ASMA. Antisséptico. Antitumoral. Apoio emocional e imunológico. Alivia ansiedade e facilita a clareza da mente por isso muito indicado contra estados depressivos, autismo e alzheimer. É o óleo dos óleos. É o anti-inflamatório do corpo. Quando estiver em dúvida sobre qual óleo utilizar escolha o “FRANK” – O ÓLEO OFERECIDO AO MENINO JESUS. Muito utilizado pelos praticantes da meditação. Pode ser usado aromaticamente (inalando ou no difusor) promove sentimentos de paz, relaxamento, satisfação e bem-estar geral, topicamente (na pele do rosto/ mãos ou massagens no pescoço, alto da cabeça, peitoral, e solas dos pés) para uniformizar manchas, clarear a pele e corrigir rugas sem precisar ser diluído.

2.LAVANDA(Bélgica). Sedativo, adstringente, anti-histamínico, antiespasmódico, analgésico, anti-inflamatório e cardiotônico. Ajuda no controle das crises de ASMA (inalar 2 gotas do óleo de lavanda numa tigela com água quente). Tira qualquer ansiedade. Acalma todas as coisas (pele, psicológico, coceiras, irritações, cicatrizante, pós sol). Seca acne. Trata queloides e queimaduras acidentais e do sol. Devolve o viço e a elasticidade para a pele. Pode ser acrescentado ao xampu – 5 gotinhas para cada 100ml, para brilho e anti queda, além do perfume delicioso que fica nos fios. Para os insones... regulariza o sono das crianças e adultos. É o óleo da expressão, da comunicação. Ele abre nossos canais vitais. Melhora os sintomas da menopausa. Adicione algumas gotas de lavanda em travesseiros, lençóis ou pés na hora de dormir. Mantenha uma garrafa de Lavanda à mão para acalmar irritações ocasionais da pele. Refresque seu armário de roupas, colchões, carros ou o ar, combinando Lavanda com água em um borrifador. Adicione ao chá (internamente) para reduzir sentimentos de ansiedade. Use na culinária para suavizar sabores cítricos e adicionar um toque saboroso para marinadas, assados e sobremesas. Pode ser usado aromaticamente através do difusor ou inalação, ingerido ou topicamente (massagens no local) sem precisar ser diluído.

3.MELALEUCA(Austrália). Mais comumente conhecido como “Tea Tree”. O óleo essencial de Melaleuca tem mais de 92 compostos diferentes e aplicações ilimitadas. As folhas da árvore Melaleuca foram usadas pelos povos aborígines da Austrália durante séculos. Antifúngico, anti mofo, antibacteriano, antiparasitário, antiviral, analgésico e descongestionante. Age na pele e nos cabelos. Trata feridas, bolhas e infecções, psoríase - é um antibiótico natural. Gargarejo ou ingestão de 1(uma) gota elimina a dor de garganta, aftas e herpes (aplique diretamente sobre o local). Ajuda reduzir a cárie, dores de dente e sangramentos da gengiva. Controla a oleosidade excessiva da pele. Trata calos, micoses e fungos das unhas dos pés e mãos, elimina maus odores de calçados. Trata conjuntivite, dores de ouvido, congestionamento nasal causado pela sinusite. Elimina a caspa, piolhos. Trata candidíase através dos banhos de assento, “coceirinhas femininas” (1 gota na calcinha é uma dica excelente e eficaz). Substitui o álcool gel para limpeza e desinfecção das mãos, vasos sanitários e demais superfícies de ambientes, como o banheiro. Pode ser utilizado aromaticamente através de difusor ou inalação, topicamente (massagem no local) sem precisar ser diluído.

              Sou adepta às terapias naturais e faço uso dos óleos essenciais para manter o equilíbrio em nível físico, mental, emocional, energético, espiritual. Sou também consultora de bem estar doTerra para ter acesso aos óleos essenciais de excelência. Para maiores informações   http://mydoterra.com/raquelmarmentini.

 

Nenhum comentário:

O GOSTO POR APRENDER E ENSINAR

                                                                                                    Os trabalhos apresentados na obra O gost...