quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Sobre as ICES do oeste catarinense. (continuação) (18.05.2021)

             A UnC foi credenciada e reconhecida como organização multicampi e pluridisciplinar com o objetivo de formar profissionais em nível superior, pesquisa e de extensão, adquirindo a tipologia acadêmico institucional de Universidade. Desde 2004 foi credenciada para oferecer cursos na modalidade à distância. Sua missão é “Construir e difundir o conhecimento e a tecnologia, formando cidadãos comprometidos com o desenvolvimento de uma sociedade humanizada e sustentável” (UNIVERSIDADE DO CONTESTADO, 2016), baseada em valores elementares para alcançá-la: Autonomia, Transparência, Qualidade, Ética, Inovação e Responsabilidade Social e Ambiental.

A Unochapecó localiza-se na Região de Chapecó e se considera profundamente identificada com o desenvolvimento regional e com as necessidades da população e das organizações de sua região de abrangência. Isso se dá por meio da formação de profissionais qualificados, da educação continuada para profissionais e lideranças, da produção e publicação de novos conhecimentos, do desenvolvimento de ações comunitárias voltadas à promoção do desenvolvimento econômico, social, cultural, esportivo e da saúde, além de ações de assistência social. Há 45 anos contribui ativamente com o desenvolvimento do Oeste catarinense e, nos últimos anos, prioriza investimentos na modernização e na aproximação com o setor produtivo e com as organizações sociais, na inovação tecnológica, na agilidade e na qualidade dos serviços que presta e na transformação das pessoas.

A Unoesc foi reconhecida como universidade no ano 1996 pelo Conselho Estadual de Educação e, consequentemente, credenciada pelo Ministério da Educação. Surgiu a partir da unificação de três Fundações Educacionais existentes na região: FUOC, Femerp e Fundeste. Mais tarde, também integrada com a Funesc e a FEMAI, a Unoesc uniu forças em resposta à necessidade de expansão do ensino superior nas regiões Oeste e Meio-Oeste catarinense. Atualmente se considera uma das maiores instituições propulsoras do desenvolvimento, da pesquisa e das perspectivas socioculturais e educacionais nas regiões de abrangência: em torno de 118 municípios e mais de 1 milhão de pessoas, em uma área geográfica que vai desde Santa Cecília, no planalto central catarinense até a fronteira com a Argentina, atingindo o Sudoeste do Paraná e o Noroeste do Rio Grande do Sul. É também uma organização multicampi, hoje com cinco campi: Joaçaba, Videira, Xanxerê, São Miguel do Oeste e Chapecó; e cinco unidades: Capinzal, Campos Novos, Pinhalzinho, Maravilha e São José do Cedro. Tornou-se referência no estado de Santa Catarina e, ano a ano, com o compromisso de ajudar a realizar os sonhos de muita gente.

A Uniarp teve início em 1971 com a Fundação Educacional do Alto Vale Rio do Peixe (FEARPE). Ao longo dos anos, ensino, pesquisa e extensão foram se desenvolvendo, até que em dezembro de 2009 se constituiu Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp). Se considera referência em educação superior no meio Oeste catarinense, oferecendo cursos de graduação, incentivando o aperfeiçoamento profissional com cursos de pós-graduação em nível de especialização e mestrado, e programas de extensão e pesquisa. Além de fazer investimentos constantes em estrutura, equipamentos e capacitações, a Uniarp cresce a cada ano, por meio de parcerias e recursos próprios proporcionando aos alunos e comunidade da região atendimento social e diferente áreas.

O ambiente político da época apontava à emergência da expansão e da interiorização do ensino superior pelo Brasil. Em Santa Catarina, particularmente, lideranças educacionais e políticas das principais cidades se mobilizaram no sentindo de implantar cursos de graduações. Desta mobilização, surgiram as IES comunitárias, que não são públicas estatais, nem privadas particulares, e que foram criadas pelo poder público municipal, porém, de direito privado, tendo como mantenedoras as Fundação Educacionais de Ensino Superior que procuravam atender à crescente demanda por ensino superior nas maiores cidades do Estado onde foram instaladas. (TREVISOL; TREVISOL, 2009).

O processo de expansão e interiorização da educação superior, aconteceu tanto no Brasil quanto no Oeste Catarinense, sob influência da doutrina da interdependência e do processo de industrialização e se consolidou como modelo de universidade num embate entre o público e o privado. Após muitos anos de mobilização das lideranças locais, no dia 12 de dezembro de 2013 com a Lei nº 12.881, de (BRASIL, 2013), o Estado brasileiro, finalmente, reconhece essas instituições como um modelo singular e diferenciado dos demais modelos de educação superior do país, conferindo-lhes prerrogativas e finalidades próprias.

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