A UnC foi credenciada e reconhecida como organização multicampi e pluridisciplinar com o objetivo de formar profissionais em nível superior, pesquisa e de extensão, adquirindo a tipologia acadêmico institucional de Universidade. Desde 2004 foi credenciada para oferecer cursos na modalidade à distância. Sua missão é “Construir e difundir o conhecimento e a tecnologia, formando cidadãos comprometidos com o desenvolvimento de uma sociedade humanizada e sustentável” (UNIVERSIDADE DO CONTESTADO, 2016), baseada em valores elementares para alcançá-la: Autonomia, Transparência, Qualidade, Ética, Inovação e Responsabilidade Social e Ambiental.
A Unochapecó localiza-se na Região de Chapecó e se considera
profundamente identificada com o desenvolvimento regional e com as necessidades
da população e das organizações de sua região de abrangência. Isso se dá por
meio da formação de profissionais qualificados, da educação continuada para
profissionais e lideranças, da produção e publicação de novos conhecimentos, do
desenvolvimento de ações comunitárias voltadas à promoção do desenvolvimento
econômico, social, cultural, esportivo e da saúde, além de ações de assistência
social. Há 45 anos contribui ativamente com o desenvolvimento do Oeste
catarinense e, nos últimos anos, prioriza investimentos na modernização e na
aproximação com o setor produtivo e com as organizações sociais, na inovação
tecnológica, na agilidade e na qualidade dos serviços que presta e na
transformação das pessoas.
A Unoesc foi reconhecida como universidade no ano 1996 pelo Conselho
Estadual de Educação e, consequentemente, credenciada pelo Ministério da
Educação. Surgiu a partir da unificação de três Fundações Educacionais
existentes na região: FUOC, Femerp e Fundeste. Mais tarde, também integrada com
a Funesc e a FEMAI, a Unoesc uniu forças em resposta à necessidade de expansão
do ensino superior nas regiões Oeste e Meio-Oeste catarinense. Atualmente se
considera uma das maiores instituições propulsoras do desenvolvimento, da
pesquisa e das perspectivas socioculturais e educacionais nas regiões de
abrangência: em torno de 118 municípios e mais de 1 milhão de pessoas, em uma
área geográfica que vai desde Santa Cecília, no planalto central catarinense
até a fronteira com a Argentina, atingindo o Sudoeste do Paraná e o Noroeste do
Rio Grande do Sul. É também uma organização multicampi, hoje com cinco campi:
Joaçaba, Videira, Xanxerê, São Miguel do Oeste e Chapecó; e cinco unidades:
Capinzal, Campos Novos, Pinhalzinho, Maravilha e São José do Cedro. Tornou-se
referência no estado de Santa Catarina e, ano a ano, com o compromisso de
ajudar a realizar os sonhos de muita gente.
A Uniarp teve início em 1971 com a Fundação Educacional do Alto Vale
Rio do Peixe (FEARPE). Ao longo dos anos, ensino, pesquisa e extensão foram se
desenvolvendo, até que em dezembro de 2009 se constituiu Universidade Alto Vale
do Rio do Peixe (Uniarp). Se considera referência em educação superior no meio
Oeste catarinense, oferecendo cursos de graduação, incentivando o
aperfeiçoamento profissional com cursos de pós-graduação em nível de
especialização e mestrado, e programas de extensão e pesquisa. Além de fazer
investimentos constantes em estrutura, equipamentos e capacitações, a Uniarp
cresce a cada ano, por meio de parcerias e recursos próprios proporcionando aos
alunos e comunidade da região atendimento social e diferente áreas.
O ambiente político da época apontava à emergência da expansão e da
interiorização do ensino superior pelo Brasil. Em Santa Catarina,
particularmente, lideranças educacionais e políticas das principais cidades se
mobilizaram no sentindo de implantar cursos de graduações. Desta mobilização,
surgiram as IES comunitárias, que não são públicas estatais, nem
privadas particulares, e que foram criadas pelo poder público municipal, porém,
de direito privado, tendo como mantenedoras as Fundação Educacionais de Ensino
Superior que procuravam atender à crescente demanda por ensino superior nas
maiores cidades do Estado onde foram instaladas. (TREVISOL; TREVISOL, 2009).
O processo de expansão e interiorização da educação superior, aconteceu
tanto no Brasil quanto no Oeste Catarinense, sob influência da doutrina da
interdependência e do processo de industrialização e se consolidou como modelo
de universidade num embate entre o público e o privado. Após muitos anos de
mobilização das lideranças locais, no dia 12 de dezembro de 2013 com a Lei nº
12.881, de (BRASIL, 2013), o Estado brasileiro, finalmente, reconhece essas
instituições como um modelo singular e diferenciado dos demais modelos de
educação superior do país, conferindo-lhes prerrogativas e finalidades
próprias.
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