segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Terapias com técnicas de harmonização energética. (02.03.2021)

 Para fazer uso dessas terapias é importante entender alguns conceitos utilizados por terapeutas mundo afora. Partimos para a compreensão do que são “chacras”. Os chacras são centros de força existentes no nosso corpo espiritual por onde circula a energia vital do corpo humano, permitindo o equilíbrio e bom funcionamento de todos órgãos e sistemas. Esses centros de energia estão conectados ao longo da coluna, que absorvem a energia vital, distribuí pelo corpo, mente e espírito, para depois liberar para o exterior. A falta de alinhamento pode se manifestar em aspectos mentais, físicos ou emocionais. No mundo agitado que vivemos, as energias que nos circundam podem facilmente desequilibrar os nosso chacras. Existem várias formas de realinhá-los, uma delas é através do poder dos cristais e do reiki.  

 Alinhando os chacras encontramos o caminho para uma vida melhor!

              Por que usar os cristais?

           Porque cada chakra está fortemente ligado a uma cor específica, a um som, a uma pedra e possui uma glândula correspondente no nosso corpo. Através das vibrações produzidas pelos cristais energizados, é possível equilibrar, alinhar e limpar os seus sete chacras. É possível optar por alinhar um chakra específico que esteja em desequilíbrio ou alinhar todos eles. Os cristais devem ser limpos e energizados. O importante é que durante a cristaloterapia você faça um trabalho de relaxamento, com respirações profundas e suaves e foque a mente em pensamentos positivos.

 

Para entender melhor os seus chacras e as suas potencialidades.

 1- Chakra básico

É aquele que está na base da coluna e está ligado à cor vermelha. Ele é responsável pela absorção da energia da terra, pela confiança, pela coragem e pelos pelo estímulo direto da energia na circulação do sangue. As pedras indicadas são nas cores vermelha, marrom, cinzenta ou preta.

Pedras: Rubi, coral, jaspe sanguíneo, granada vermelha, magnetita, quartzo Fumê, hematita, turmalina preta, preto ônix e outras pedras nesses tons.

 2- Chacra Umbilical: Localiza-se na parte inferior do abdômen, um pouco abaixo do umbigo e está ligado à cor laranja. Ele é responsável pela sexualidade, criatividade, paixão e poder pessoal. Rege os também os rins, o sistema circulatório e a bexiga. As pedras indicadas são as de cor laranja.

Pedras: cornalina, calcita laranja, ágata marrom alaranjada, âmbar, opala de fogo e outras nesse mesmo tom.

 3- Chakra do plexo solar: Este chakra localiza-se na região do diafragma, 4 a 6 centímetros acima do umbigo e liga-se à cor amarela. Ele é responsável pelas nossas emoções, controla nosso sistema digestivo e o pâncreas.

Pedras: citrino, topázio imperial, calcita amarela, mica amarela e outras.

 4- Chakra cardíaco: Localiza-se no tórax, próximo ao coração e está ligado às cores verde e rosa. Relaciona-se com o timo e o coração e nele se concentra a energia do amor e da devoção. É responsável também pela saúde e vitalidade do corpo físico, o coração e os pulmões. As pedras associadas são as verdes – simbolizando a cura e a energia vital – e as rosas – simbolizando o amor.

As pedras: Turmalina verde (ou verdelita), turmalina melancia, amazonita, aventurina (ou quartzo verde), hidenita verde-maçã, malaquita, esmeralda, ônix verde-maçã, fluorita verde-mar, jade, peridoto, cunzita, rodocrosita, rodonita, cristal de quartzo rosa, turmalina rosa, kunzita e outras.

5- Chakra laríngeo: Localiza-se na garganta e está ligado à cor azul.  Esse chakra está ligado à comunicação, vida honesta, a autoexpressão, aos órgãos respiratórios e à garganta.

Pedras: Água-marinha, turquesa, sodalita, topázio azul, quartzo azul, calcedônia e outras.

6- Chakra frontal: Localiza-se na testa, entre as duas sobrancelhas e liga-se à cor azul índigo. Relaciona-se com a capacidade intuitiva, a percepção sutil e a irrigação dos olhos.

Pedras: safira anil, lápis-lazúli, azurita fluorita azul acinzentada e outras.

7- Chakra coronário: Localiza-se no topo da cabeça e está ligado às cores branca e violeta. Ele facilita a distribuição de energia em todo o corpo e está conectado com a espiritualidade, meditação e pensamento profundo.

Pedras: diamante, pedra-da-lua, quartzo branco, ametista, ágata branco leitosa, topázio incolor, ametista, charoíta, fluorita, pirita, e muitas outras.

Reiki: técnica que busca canalizar energia para pontos vitais do corpo.

         O Reiki é uma técnica considerada como terapia integrativa, em que o terapeuta estende suas mãos sob partes do corpo do paciente para canalizar energia vital universal, a fim de restaurar o equilíbrio físico, regularizar suas funções vitais e equilibrar o campo mental e emocional.

O Reiki é o uso da energia vital universal única, inteira, sem bipolaridade, não é positiva, nem negativa, mas uma combinação destas qualidades. É uma energia segura, que não pode ser manipulada, e sim aplicada a qualquer momento, em qualquer situação, tanto em si mesmo como em outra pessoa, que está disponível a todos, porém, devido às "sujeiras" energéticas provocadas por pensamentos, sentimentos, atitudes negativas e alimentação sem vida (industrializados), nossos canais (chacras) são obstruídos. Assim, a energia não entra por inteira, limitando a capacidade de auto cura.

 Para que serve o Reiki?

 As doenças ou disfunções físicas, mentais e emocionais são energia fluindo de maneira errada, parada ou bloqueada. Vários fatores como estresse, sedentarismo, má alimentação, insônia, respiração inadequada, ansiedade, mágoa, apego, raiva e baixa autoestima são capazes de interferir no fluxo energético e, com isso, podem causar distúrbios físicos ou psíquicos.

O Reiki serve para desbloquear essa energia, regulando o fluxo e, consequentemente, resgatando o equilíbrio que é preciso para ter saúde e bem-estar. Com a aplicação da energia universal no corpo, o organismo volta a funcionar de forma harmoniosa, com glândulas ativadas, sistema nervoso revitalizado e sistema imunológico fortalecido. No corpo, ela flui pelos canais energéticos, alimenta órgãos e células e regula as funções vitais.

O Reiki proporciona diversos benefícios: pode auxiliar no tratamento e prevenção de doenças e ajudar a manter a estabilidade física, mental e emocional. Nesse sentido, a principal característica do método é restaurar o equilíbrio físico da pessoa, regularizando suas funções vitais, e equilibrar os campos mental e emocional, promovendo a paz interior.

Dentre os problemas que o Reiki ajuda a tratar estão: estresse, ansiedade, depressão, baixa autoestima, síndrome do pânico, dor, fadiga, náuseas, insônia. O Reiki é um método de cura natural, com origem no Japão há mais de um século que consiste na transmissão de energia através das mãos.

O tratamento de Reiki tem como objetivo a saúde e bem-estar do indivíduo, em todos os níveis: consciência, mente e corpo. Através de um estado de relaxamento, a energia universal é canalizada pelo terapeuta (reikiano) e transmitida ao indivíduo através das mãos, sendo dirigida para os pontos energéticos.

Esta energia atua de forma inteligente desbloqueando os pontos críticos, restabelecendo o fluir da energia vital. Quando o corpo enérgico está harmonizado e em equilíbrio, o próprio organismo é capaz de “fabricar” ou “dispensar” o que necessita para responder e manter este estado natural, de saúde e bem-estar.

A terapia vibracional ou energética não substitui a medicina tradicional, e vice versa. Cada uma delas atua em diferentes campos, unindo forças para melhorar as condições de vida dos seres humanos e do universo. Um reikiano (terapeuta) não faz diagnóstico nem age diretamente em doenças específicas, mas a terapia integra-se no processo de recuperação da saúde do receptor, tornando-o mais ágil e efetivo.

Ao longo de um tratamento com cristais e reiki, o objetivo é o alinhamento dos chakras para desbloquear a energia vital e fazer com que flua livremente. A partir disso, ocorre a expansão de consciência, a pessoa começa a mudar pequenas coisas do seu dia a dia. Haverá mudanças sutis, oportunizando um novo olhar para os desafios da rotina, enxergando outros valores e uma nova forma de viver, mais feliz e saudável.

 

Nenhum comentário:

O GOSTO POR APRENDER E ENSINAR

                                                                                                    Os trabalhos apresentados na obra O gost...