sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

E por falar em bons hábitos...(02.02.2021)

         Vamos falar em hábitos saudáveis e cuidados com a saúde do corpo físico e espitirual, para inspirar mais pessoas a serem saudáveis. Sabemos que a estação verão é um convite a projetos e promessas de maiores cuidados, porém os cuidados com a saúde precisam ser contínuos. Para ser uma pessoa saudável, é necessário tornar isso um hábito, o que requer disciplina e comprometimento.

Evidentemente que é melhor iniciar o ano cuidando de si, motivando-se a emagrecer, fazer dietas, exercitar-se. É realmente importante. Mas fazer parte do grupo de pessoas saudáveis se trata de adotar alguns hábitos, com uma forte vontade de mudar para o novo estilo de vida. Daí a importância das dicas de cuidados consigo mesmo, que envolve novas formas de pensar e agir.

 Sobre a água em nosso organismo

O organismo humano é composto de água em 70%. Esse importante líquido é responsável por manter nosso corpo hidratado, o que garante o funcionamento adequado dos rins e intestino, além disso previne cãibras e garante que todo o seu corpo receba os nutrientes necessários para se manter disposto. Por isso a dica é ingerir água suficiente para a manutenção da beleza e para o bom funcionamento do organismo. Ingerir água de qualidade de modo adequado é um compromisso que deve ser levado a sério por todas as pessoas.

Segundo estudos nutricionais, precisamos ingerir líquidos ao longo do dia, principalmente nos dias mais quentes, sempre um pouco por vez, para não ficar muitas horas sem se hidratar. Em altas temperaturas perdemos muito líquido através do suor, devemos procurar ingerir a bebida de hora em hora, mesmo sem, necessariamente, sentirmos sede. A quantidade de água a ser consumida no dia é individual. A sugestão é que seja feito um cálculo de acordo com o peso corporal. Multiplicar o peso de cada um por 35 ml de água. Por exemplo: Uma pessoa de 45 kg deve tomar 1,5 litros de água por dia (o equivalente a 7 ou 8 copos) e uma pessoa de 80 kg deve tomar 2,8 litros de água por dia (aproximadamente 14 copos).

 Sobre o Kombucha, mais um líquido precioso

Para quem procura bons hábitos e cuidados com a saúde, outra dica é Kombucha. Eu conheci a pouco tempo. Desde outubro de 2020 é que faço minha própria bebida caseira. A cada dia mais dedicada na produção dos mais variados sabores. O kombucha oferece vários benefícios para a saúde do organismo.

Vamos saber mais sobre kombucha

 É uma bebida probiótica obtida tradicionalmente por meio da fermentação do chá de camellia sinensis ou fusões de chás ricos em cafeinas (Chá preto e Chá verde). O kombucha é uma colonia composta por micro-organismos que juntos formam uma massa bem parecida com uma “panqueca” dando-se o nome de scoby. Quando o scoby + o açúcar + o chá se junto obtemos um liquido que damos o nome de Kombucha. O liquido obtido através dessa fermentação forma uma bebida gaseificada muito parecida com um espumante ou refrigerante. Esse chá fermentado é uma ótima bebida que proporciona uma sensação de bem-estar aliviando a congestão e trazendo uma grande saciedade.

Quais são os benefícios do kombucha

Por ser considerado um alimento probiótico e funcional, seus benefícios são semelhantes àqueles dos iogurtes naturais, auxiliando no equilíbrio da flora intestinal e participando do bom funcionamento orgânico, dentre eles, destaque para a melhora na absorção nutricional, auxílio na saúde do intestino, favorecendo a correta eliminação das fezes e o equilíbrio das bactérias naturalmente presentes na região. Os probióticos fazem com que os nutrientes sejam melhor absorvidos no intestino e, por isso, o organismo tem melhor proveito das vitaminas e minerais ingeridos nas refeições.

Outros benefícios vão desde o fortalecimento do cabelo, redução do estresse, ótimo calmante natural, acaba com a gripe e resfriados, ajuda na reduzição da celulite, trás alívio da ansiedade, melhora a força, a resistência e a recuperação em atletas, e mais importante para este período, ajuda a manter o sistema imunológico forte.

Quanto à redução de peso, o kombucha, possibilita o aumento da saciedade, ao incentivar a produção de hormônios relacionados à saciedade, a leptina e a insulina, que agem reduzindo a fome e controlando as taxas de açúcar no sangue. Quando o corpo consegue estabilizar os hormônios, a ingestão alimentar pode ser reduzida naturalmente e, aliada à alimentação balanceada e atividades físicas frequentes, fica mais fácil manter ou reduzir o peso.

No que se refere à saúde da pele, ossos e órgãos, o organismo é beneficiado, com as vitaminas sendo devidamente absorvidas no intestino e bem aproveitadas, pois não adianta se alimentar corretamente se os nutrientes não puderem desempenhar suas funções orgânicas. O consumo de kombucha pode auxiliar a compor as quantidades recomendadas de vitaminas e minerais, proporcionando mais equilíbrio ao cardápio. Além disso, a bebida pode aumentar a ingestão de líquidos, fazendo com que a pele fique mais hidratada, resistente e nutrida.

Para ação antioxidante, o kombucha pode ter boas quantidades com o uso de chá verde e chá branco, ambos derivados da planta Camellia sinensis, que possuem maior capacidade de combater os radicais livres, e estão associados ao envelhecimento precoce e às doenças degenerativas.

Os chás preto e verde, possuem, em geral, cafeína, com a vantagem de concentração inferior à do café (e por isso dificilmente irá afetar o sono), mas pode dar uma ajudinha na hora de trazer mais disposição e energia às atividades. Além disso, a cafeína pode dar um ajudinha no metabolismo, ainda que sutil. Desde que o consumidor da bebida não tenha sensibilidade à substância estimulante, ela pode ser ingerida para auxiliar na manutenção ou redução de peso ou gordura.

 Nem tudo é só benefício

O kombucha, se devidamente produzido e ingerido, não representa malefícios ao organismo saudável. É importante ressaltar que a bebida probiótica pode alterar o funcionamento intestinal e causar desconfortos. Em algumas pessoas, podem surgir gases e estufamento. Também, por ser um alimento ácido, pode haver pequenas alterações digestivas, devido à interação com o pH estomacal. Em geral, tende a ocorrer em pessoas que já possuem problemas estomacais, como gastrite ou refluxo.

 Terceira dica de hábito saudável – leitura

Para finalizar, outra dica de hábito saudável é a leitura. Quando reservamos um tempo para leitura, podemos buscar mais informações sobre todos os assuntos. Se o corpo necessita de água e exercícios constantes, a mente não é diferente. Uma boa forma de manter a mente ativa é o hábito de ler. Seja obras literárias, científicas, revistas, ou histórias em quadrinhos. Em um momento só seu, pode obter alívio do estresse e estímulo da criatividade. Reserve um tempo para ler!

Nenhum comentário:

O GOSTO POR APRENDER E ENSINAR

                                                                                                    Os trabalhos apresentados na obra O gost...