quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Do giz ao note book. (01.06.2021)

             A dez anos atrás eu estava focada nos estudos da especialização em mídias na educação. “Do giz ao note book: A Geografia aliada às mídias – um desafio para o professor do ensino público”, título do meu trabalho de conclusão, com a proposta de pesquisar sobre a utilização das mídias (rádio, televisão, material impresso, sítios web) como ferramentas pedagógicas, no ensino da geografia em escolas públicas, contribuindo para uma aprendizagem integral em conexão com o mundo globalizado atual, e com isso, tornar as aulas de geografia mais dinâmicas e agradáveis, possibilitando todas as formas de conhecimento na prática pedagógica.

Entendi que ao nos apropriarmos das mídias, como instrumentos auxiliares do processo ensino e aprendizagem, a geografia poderia contextualizar os seus conteúdos, via recursos de som e imagem, designs gráficos, planilhas eletrônicas, mapas mentais, weblogs, textos jornalísticos, sites de busca.

Com a expansão da Internet, a inovação representava um risco inevitável aos profissionais e as instituições de ensino, que precisavam enfrentar o momento entrando em um permanente processo de atualização. Foi destaque a utilização do potencial tecnológico, que podia esbarrar na dificuldade de aprender o como fazer, e no esforço necessário de melhorar a infraestrutura local. Eis a questão: o que fazer para inserir professores e alunos nesta dinâmica de mundo principalmente àqueles que resistem ao uso do computador?

Ou então, quando as escolas não oferecem infraestrutura necessária para ingressar na sociedade da informação? Estas barreiras devem ser superadas, pois um sujeito alfabetizado é aquele que sabe ler o que está escrito e o que está implícito, utilizando as informações, disponibilizadas pela mídia, em seu benefício, e melhorar sua qualidade de vida.

Hoje, mais do que a 10 anos atrás, está acontecendo. O aluno do futuro já chegou nas nossas escolas, e percebemos que pode tornar-se um analfabeto funcional, por não saber ler, as imagens e, as informações que circulam nos meios de comunicação. O meu TCC, foi um chamado aos professores de Geografia para refletirem sobre a importância e o potencial da utilização das mídias, no processo de construção de projetos didático pedagógicos.

Os projetos didático pedagógicos precisam contemplar as competências e habilidades do conhecimento proporcionado na geografia: ler, analisar, interpretar e produzir textos, bem como, mapas, tabelas e gráficos; anotar, sistematizar, problematizar informações e desenvolver argumentos; aplicar os conceitos aprendidos; dissertar; pesquisar, coletar, organizar dados (identificando, descrevendo, comparando, classificando e concluindo); trabalhar em equipe; empreender iniciativas; empenhar-se na busca de soluções aos desafios propostos, expressar oralmente suas ideias com clareza e objetividade; expor oralmente assuntos em público; respeitar opiniões divergentes; socializar a produção do conhecimento para que possam compreender a dinâmica da natureza e da sociedade nela inserida.

Fundamentados nessas habilidades e competências, estudantes podem estabelecer a relação local-global-local; aprender a ler o mundo através dos mapas e dos dados contidos em tabelas, gráficos, globo, gravuras, jornais, revistas, televisão, internet; identificar a organização do espaço geográfico pelos fenômenos naturais e pela ação do homem, bem como, a interrelação existente entre eles. Assim como podem estar aptos a reconhecer as causas dos conflitos mundiais que se estabeleceram ao longo da história e sob quais pretextos se originaram – econômicos, políticos, sociais e suas consequências e passarão a conhecer a diversidade natural, com suas causas e alterações ocasionadas na paisagem.

Outro fator importante é o reconhecimento de que a economia, a sociedade e a natureza devem ser tratadas como parte integrante de um todo, identificando o papel das tecnologias e o uso das informações neste processo. E finalmente para que possam refletir sobre o uso da técnica e da tecnologia na preservação e conservação do meio ambiente, na qualidade de vida dos seres humanos, proporcionando uma visão ecológica para a conscientização sobre o uso racional dos recursos naturais para a vida do Planeta e das gerações futuras.

O ensino da geografia em escola pública, demanda a utilização das mídias educacionais, com a adoção de outras metodologias de ensino e aprendizagem, e é ponto afirmativo que essas se integrem à prática pedagógica. Isso requer conhecimento das tecnologias disponíveis e de suas potencialidades como instrumento didático ao conhecimento da ciência geográfica, ainda mais neste tempo em que as tecnologias de comunicação e informação evoluem diariamente.

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