A dez anos atrás eu estava focada nos estudos da especialização em mídias na educação. “Do giz ao note book: A Geografia aliada às mídias – um desafio para o professor do ensino público”, título do meu trabalho de conclusão, com a proposta de pesquisar sobre a utilização das mídias (rádio, televisão, material impresso, sítios web) como ferramentas pedagógicas, no ensino da geografia em escolas públicas, contribuindo para uma aprendizagem integral em conexão com o mundo globalizado atual, e com isso, tornar as aulas de geografia mais dinâmicas e agradáveis, possibilitando todas as formas de conhecimento na prática pedagógica.
Entendi que ao nos apropriarmos das
mídias, como instrumentos auxiliares do processo ensino e aprendizagem, a
geografia poderia contextualizar os seus conteúdos, via recursos de som e
imagem, designs gráficos, planilhas eletrônicas, mapas mentais, weblogs, textos
jornalísticos, sites de busca.
Com a expansão da Internet, a inovação
representava um risco inevitável aos profissionais e as instituições de ensino,
que precisavam enfrentar o momento entrando em um permanente processo de
atualização. Foi destaque a utilização do potencial tecnológico, que podia
esbarrar na dificuldade de aprender o como fazer, e no esforço necessário de
melhorar a infraestrutura local. Eis a questão: o que fazer para inserir
professores e alunos nesta dinâmica de mundo principalmente àqueles que
resistem ao uso do computador?
Ou então, quando as escolas não
oferecem infraestrutura necessária para ingressar na sociedade da informação?
Estas barreiras devem ser superadas, pois um sujeito alfabetizado é aquele que
sabe ler o que está escrito e o que está implícito, utilizando as informações,
disponibilizadas pela mídia, em seu benefício, e melhorar sua qualidade de
vida.
Hoje, mais do que a 10 anos atrás, está
acontecendo. O aluno do futuro já chegou nas nossas escolas, e percebemos que
pode tornar-se um analfabeto funcional, por não saber ler, as imagens e, as
informações que circulam nos meios de comunicação. O meu TCC, foi um chamado
aos professores de Geografia para refletirem sobre a importância e o potencial
da utilização das mídias, no processo de construção de projetos
didático pedagógicos.
Os projetos didático pedagógicos precisam
contemplar as competências e habilidades do conhecimento proporcionado na
geografia: ler, analisar, interpretar e produzir textos, bem como, mapas,
tabelas e gráficos; anotar, sistematizar, problematizar informações e
desenvolver argumentos; aplicar os conceitos aprendidos; dissertar; pesquisar,
coletar, organizar dados (identificando, descrevendo, comparando, classificando
e concluindo); trabalhar em equipe; empreender iniciativas; empenhar-se na
busca de soluções aos desafios propostos, expressar oralmente suas ideias com
clareza e objetividade; expor oralmente assuntos em público; respeitar opiniões
divergentes; socializar a produção do conhecimento para que possam compreender
a dinâmica da natureza e da sociedade nela inserida.
Fundamentados nessas habilidades e
competências, estudantes podem estabelecer a relação local-global-local;
aprender a ler o mundo através dos mapas e dos dados contidos em tabelas,
gráficos, globo, gravuras, jornais, revistas, televisão, internet; identificar
a organização do espaço geográfico pelos fenômenos naturais e pela ação do
homem, bem como, a interrelação existente entre eles. Assim como podem estar aptos
a reconhecer as causas dos conflitos mundiais que se estabeleceram ao longo da
história e sob quais pretextos se originaram – econômicos, políticos, sociais e
suas consequências e passarão a conhecer a diversidade natural, com suas causas
e alterações ocasionadas na paisagem.
Outro fator importante é o reconhecimento
de que a economia, a sociedade e a natureza devem ser tratadas como parte
integrante de um todo, identificando o papel das tecnologias e o uso das
informações neste processo. E finalmente para que possam refletir sobre o uso
da técnica e da tecnologia na preservação e conservação do meio ambiente, na
qualidade de vida dos seres humanos, proporcionando uma visão ecológica para a
conscientização sobre o uso racional dos recursos naturais para a vida do
Planeta e das gerações futuras.
O ensino da geografia em escola
pública, demanda a utilização das mídias educacionais, com a adoção de outras
metodologias de ensino e aprendizagem, e é ponto afirmativo que essas se
integrem à prática pedagógica. Isso requer conhecimento das tecnologias
disponíveis e de suas potencialidades como instrumento didático ao conhecimento
da ciência geográfica, ainda mais neste tempo em que as tecnologias de
comunicação e informação evoluem diariamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário