Este artigo é fruto da pesquisa realizada no mestrado acadêmico em educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Tem como objetivo historiar as Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES) do Oeste Catarinense.
A metodologia utilizada foi bibliográfica, documental, tendo uma
abordagem qualitativa de investigação. Verificou-se no desenvolvimento deste
trabalho que as – Instituições Comunitárias de Educação Superior -ICES – deste
Estado são resultado da mobilização de lideranças locais da sociedade civil e
do poder público municipal, com ações advindas das políticas públicas estaduais
e nacionais. Estas apontam para a
expansão universitária no sentido de ampliar o acesso da população à educação
superior. Com efeito, as políticas de expansão e acesso nas ICES podem ser
identificadas como uma das estratégias minimizadora dos efeitos da desigualdade
social regional.
Como o objetivo é historiar as Instituições Comunitárias de Educação
Superior (ICES) do oeste catarinense, reflete em estudos no âmbito da pesquisa:
Política pública de expansão da educação superior e as universidades
comunitárias, particularmente, do oeste de Santa Catarina, pois versa a
dissertação de mestrado acadêmico em educação da Universidade do Oeste de Santa
Catarina, campus Joaçaba.
Buscamos contextualizar a origem das ICES em Santa Catarina para na
sequência, em especial destaque, fazer um breve relato de cada instituição
presente na região oeste catarinense. Ao final, a temática é analisada no
sentido de considerar as perspectivas em relação as políticas de expansão e
acesso nas ICES.
O procedimento metodológico deste estudo teve como recurso a pesquisa
bibliográfica documental, de abordagem qualitativa exploratória com base em
documentos institucionais nas plataformas digitais das universidades, em
documentos oficiais e na bibliografia existente sobre o tema.
No campo das políticas públicas pesquisar a expansão e o acesso da
população ao ensino superior surte efeitos e reflexão à comunidade acadêmica da
região e à sociedade num todo, que não passam inalteradas a todo esse processo,
uma vez que as ICES podem contribuir para o desenvolvimento regional ao
identificar estratégias capazes de diminuir os efeitos das diferenças sociais.
O Oeste catarinense apresenta características singulares e peculiares em função do processo histórico de povoamento, as quais influenciam também nas estratégias de criação de oportunidades de implementação do ensino superior. Em vista disso, entendemos que a origem cultural da população da região oeste catarinense possa ser uma das singularidades do modelo de universidades comunitárias que emergiram e se mantêm entidades filantrópicas até os dias de hoje. Neste estudo mapeamos quatro IES comunitárias situadas na região. São elas: Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), Universidade do Contestado (UNC), e Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP).
Analisando o site das instituições situadas na região oeste de SC,
percebemos a partir dos seus documentos oficiais, características semelhantes.
São mantidas por uma fundação de origem e base comunitária, e enraizadas na
comunidade de predominância populacional homogênea e de lideranças ligadas a
diferentes organismos de Estado e da sociedade civil, empenhados em promover o
desenvolvimento do Oeste catarinense, razão pela qual buscaram prover a região
de instituições de educação superior.
São instituições com o objetivo social da educação e assumem a forma
jurídica de fundação filantrópica, sem fins lucrativos, sendo que os recursos
são revertidos em serviços à comunidade e sob a tutela do Ministério público.
As fundações mantenedoras, embora formalmente distintas, tornam-se inseparáveis
em seus fins e objetivos, sendo conduzidos e operacionalizados pelos seus
agentes sociais definidos no contexto externo imediato e no contexto interno
institucional, todos coletivamente empenhados na busca dos recursos necessários
à sua operação e na superação dos obstáculos à realização dos seus fins.
Outra peculiaridade é o efetivo relacionamento com a sociedade, na
promoção do acesso a bens públicos, o que vai além da área educacional, com
ações públicas em outras áreas como a economia, o esporte, a saúde, a cultura e
a assistência social. Assumem também o
papel de agente público na distribuição de bolsas de estudo, integrais ou
parciais, viabilizando o acesso gratuito à educação superior à população de
baixa renda, com rigor e transparência. Cada uma das quatro instituições
apresenta resumidamente suas trajetórias em seus sites oficiais.
ð Continua
na próxima edição.
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