quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

SOBRE AS INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR (ICES). (11.05.2021)

             Este artigo é fruto da pesquisa realizada no mestrado acadêmico em educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Tem como objetivo historiar as Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES) do Oeste Catarinense.

A metodologia utilizada foi bibliográfica, documental, tendo uma abordagem qualitativa de investigação. Verificou-se no desenvolvimento deste trabalho que as – Instituições Comunitárias de Educação Superior -ICES – deste Estado são resultado da mobilização de lideranças locais da sociedade civil e do poder público municipal, com ações advindas das políticas públicas estaduais e nacionais.  Estas apontam para a expansão universitária no sentido de ampliar o acesso da população à educação superior. Com efeito, as políticas de expansão e acesso nas ICES podem ser identificadas como uma das estratégias minimizadora dos efeitos da desigualdade social regional. 

Como o objetivo é historiar as Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES) do oeste catarinense, reflete em estudos no âmbito da pesquisa: Política pública de expansão da educação superior e as universidades comunitárias, particularmente, do oeste de Santa Catarina, pois versa a dissertação de mestrado acadêmico em educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus Joaçaba.

Buscamos contextualizar a origem das ICES em Santa Catarina para na sequência, em especial destaque, fazer um breve relato de cada instituição presente na região oeste catarinense. Ao final, a temática é analisada no sentido de considerar as perspectivas em relação as políticas de expansão e acesso nas ICES.

O procedimento metodológico deste estudo teve como recurso a pesquisa bibliográfica documental, de abordagem qualitativa exploratória com base em documentos institucionais nas plataformas digitais das universidades, em documentos oficiais e na bibliografia existente sobre o tema.

No campo das políticas públicas pesquisar a expansão e o acesso da população ao ensino superior surte efeitos e reflexão à comunidade acadêmica da região e à sociedade num todo, que não passam inalteradas a todo esse processo, uma vez que as ICES podem contribuir para o desenvolvimento regional ao identificar estratégias capazes de diminuir os efeitos das diferenças sociais.

 SOBRE AS INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA

O Oeste catarinense apresenta características singulares e peculiares em função do processo histórico de povoamento, as quais influenciam também nas estratégias de criação de oportunidades de implementação do ensino superior. Em vista disso, entendemos que a origem cultural da população da região oeste catarinense possa ser uma das singularidades do modelo de universidades comunitárias que emergiram e se mantêm entidades filantrópicas até os dias de hoje. Neste estudo mapeamos quatro IES comunitárias situadas na região. São elas: Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), Universidade do Contestado (UNC), e Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP).

Analisando o site das instituições situadas na região oeste de SC, percebemos a partir dos seus documentos oficiais, características semelhantes. São mantidas por uma fundação de origem e base comunitária, e enraizadas na comunidade de predominância populacional homogênea e de lideranças ligadas a diferentes organismos de Estado e da sociedade civil, empenhados em promover o desenvolvimento do Oeste catarinense, razão pela qual buscaram prover a região de instituições de educação superior.

São instituições com o objetivo social da educação e assumem a forma jurídica de fundação filantrópica, sem fins lucrativos, sendo que os recursos são revertidos em serviços à comunidade e sob a tutela do Ministério público. As fundações mantenedoras, embora formalmente distintas, tornam-se inseparáveis em seus fins e objetivos, sendo conduzidos e operacionalizados pelos seus agentes sociais definidos no contexto externo imediato e no contexto interno institucional, todos coletivamente empenhados na busca dos recursos necessários à sua operação e na superação dos obstáculos à realização dos seus fins.     

Outra peculiaridade é o efetivo relacionamento com a sociedade, na promoção do acesso a bens públicos, o que vai além da área educacional, com ações públicas em outras áreas como a economia, o esporte, a saúde, a cultura e a assistência social.  Assumem também o papel de agente público na distribuição de bolsas de estudo, integrais ou parciais, viabilizando o acesso gratuito à educação superior à população de baixa renda, com rigor e transparência. Cada uma das quatro instituições apresenta resumidamente suas trajetórias em seus sites oficiais.

 

ð  Continua na próxima edição.

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