terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Retrospectiva ano letivo 2020.

Estamos findando mais um ano letivo. Esse tão diferente, tão incomum e tão desafiador para todos nós. Fechamos o ano contabilizando 36 semanas de aulas não presenciais. Foram dias intensos, com muitas incertezas, com muita expectativa de que tudo voltasse ao que era antes. E cá estamos nós. Nos reinventamos na maneira de estudar. Em alguns momentos achávamos que não iríamos conseguir dar conta do recado. Porém, todos deram o seu melhor para atender ao que estava sendo solicitado em todos os níveis da educação. Estamos todos de parabéns!

Fazendo um apanhado geral de todos os conteúdos estudados, em geografia, é possível dizer que o ano 2020, apesar de todos os desafios, foi muito produtivo. Sou suspeita em dar opinião sobre o estudo da geografia, pois sou apaixonada por todos os temas possíveis de desenvolver em sala de aula. O encantamento é ainda maior quando consigo contagiar os estudantes.

A ciência geográfica, é o estudo do espaço que vai para além do planeta Terra. Podemos investigar a formação do nosso planeta, buscando as informações desde a sua constituição no sistema solar. Podemos entender como nosso planeta se formou num universo distante, de aproximadamente 13,7 bilhões de anos atrás, seus movimentos e satélites naturais, bem como ocorreu a conquista do espaço com as novas tecnologias descobertas para conhecê-lo.

Foi possível adentrar no estudo do nosso planeta a partir da representação espacial e os meios de orientação, introduzidos pelos conquistadores europeus, nos estudos de cartografia, projeções cartográficas, escala e outros elementos do mapa. E para a localização ser mais precisa surgiram as coordenadas geográficas e os fusos horários.

Mergulhamos na estrutura interna do Planeta Terra para entender a sua dinâmica, quais são os agentes internos formadores do relevo terrestre e para a constituição da crosta terrestre e os movimentos internos do planeta com suas consequências na superfície terrestre. Reconhecemos o ciclo de formação e os tipos das rochas, assim como os movimentos internos das placas tectônicas.

Depois retornamos para a crosta terrestre para entender as estruturas e formas de relevo, tanto do relevo continental quanto do relevo submarino, assim como, identificar as formações litorâneas, o relevo brasileiro e seus recursos minerais, classificando-os em seu grau de iimportância.

Estudamos sobre o nosso país, sua localização geográfica e divisão regional, olhando-o inserido no mundo, com base na estrutura da população e na economia, com destaque para os principais ramos de atividade econômica, incluindo as informais. E para ter uma noção de como se organiza a economia de um país, buscamos saber quais são indicadores sociais e econômicos.

De uma escala global para uma escala local, inserimos estudos sobre o nosso Estado Santa Catarina, sua localização, aspectos naturais e históricos, regionalizando em mesoregiões, para entender a colonização e a formação sociocultural. Partindo para a compreensão da economia e do modelo catarinense de desenvolvimento e da infraestrutura de Santa Catarina.

Outros temas de estudo da geografia, tratados de forma ampla são os processos de  industrialização e urbanização, que estão diretamente relacionados. Buscou-se historicizar as cidades, desde as primeiras até as contemporâneas. Trazendo também o estudo para o processo de urbanização brasileira, destacando os problemas ambientais urbanos. Para entender o processo de industrialização, viajamos pelo mundo para indentificar o quais são os tipos, a distribuição das indústrias e organização da produção industrial.

Entramos no processo de globalização para entender a economia globalizada e a economia policêntrica. Identificamos os fluxos da economia global e quais são as cidades mundiais que se destacam neste cenário. E conseguimos perceber que há a economia da desigualdade e da exclusão social, que faz aumentar a fome no mundo e as epidemias.

Diante disso buscamos entender o binômio, globalização x fragmentação, estudando os conflitos étnicos, nacionalismos, separatismo e minorias étnicas, o papel do estado no mundo atual e a cidadania. Trazendo para a reflexão conceitos e temas:  Competitividade, consumo, confusão de espíritos e os impactos do consumismo na sociedade, no meio ambiente e como afetam cada indivíduo.

O que afeta o meio ambiente é também tema de estudo da geografia. Importante o despertar para a consciência ambiental com a reutilização de produtos nocivos ao ambiente terrestre e aquático, como por exemplo, reciclar o óleo de cozinha usado para evitar que seja lançado na rede de esgoto; destinar adequadamente os resíduos de óleo de cozinha para que sejam utilizados na produção de sabão; e conscientizar os alunos no recolhimento do óleo de cozinha e de caixas de leite.

No intuito de tornar ainda mais atrativo, perpassamos conteúdos relacionados ao modo de vida atual e ao mundo do trabalho, abordando novos conceitos ligados a atividades econômicas voltadas para uma sociedade mais consciente que busca auto sustentabilidade.

Das economias desenvolvidas de industrialização precursora para as novas propostas de economia e sustentabilidade, para compreender a evolução destas por meio do desenvolvimento industrial descortinando outras perspectivas no mundo do trabalho. Ao ampliar a visão de mundo torna-se possível perceber os novos rumos da economia levando em consideração os conceitos atuais de sustentabilidade. A economia circular é a indústria no caminho do crescimento econômico sustentável com - Reuso - Compartilhamento - Manutenção - Remanufatura e Reciclagem.

Outro tema de estudo que pode surtir resultado positivo para as novas gerações é a agroecologia. Ao entender os conceitos que permeiam a agroecologia, em suas diversas vertentes, nos permitem traçar conexões entre práticas agrícolas e suas modalidades de influências nos processos de formação social e cultural locais, na dinâmica econômica, na problemática ambiental, dentre outros aspectos relevantes de toda ciência verdadeiramente preocupada com o futuro do planeta. Também entender como as antigas práticas podem melhorar a qualidade dos produtos colhidos no campo.

Depois de tantos desafios, só podemos agradecer. Agradecer aos desafios e a todo aprendizado. Gratidão a vocês alunos que estiveram firmes e fortes, realizando-se como apreendentes. Desejo a todos que continuem firmes no propósito de estudar e aprender tudo o que lhes é proporcionado. Cada um de vocês é uma grande edificação divina e todo conhecimento absorvido faz parte do alicerce para a construção de suas vidas.

Desejo a todos, muitos sonhos e conquistas exitosas. Que as luzes do Natal iluminem suas mentes e façam seus olhos enxergarem em seus professores, faróis constantes, com luzes flamejantes a Iluminar sempre os seus caminhos.

 

 


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