Estamos findando mais um ano letivo.
Esse tão diferente, tão incomum e tão desafiador para todos nós. Fechamos o ano
contabilizando 36 semanas de aulas não presenciais. Foram dias intensos, com
muitas incertezas, com muita expectativa de que tudo voltasse ao que era antes.
E cá estamos nós. Nos reinventamos na maneira de estudar. Em alguns momentos
achávamos que não iríamos conseguir dar conta do recado. Porém, todos deram o
seu melhor para atender ao que estava sendo solicitado em todos os níveis da
educação. Estamos todos de parabéns!
Fazendo um apanhado geral de todos os
conteúdos estudados, em geografia, é possível dizer que o ano 2020, apesar de
todos os desafios, foi muito produtivo. Sou suspeita em dar opinião sobre o
estudo da geografia, pois sou apaixonada por todos os temas possíveis de
desenvolver em sala de aula. O encantamento é ainda maior quando consigo
contagiar os estudantes.
A ciência geográfica, é o estudo do
espaço que vai para além do planeta Terra. Podemos investigar a formação do
nosso planeta, buscando as informações desde a sua constituição no sistema
solar. Podemos entender como nosso planeta se formou num universo distante, de
aproximadamente 13,7 bilhões de anos atrás, seus movimentos e satélites
naturais, bem como ocorreu a conquista do espaço com as novas tecnologias descobertas
para conhecê-lo.
Foi possível adentrar no estudo do
nosso planeta a partir da representação espacial e os meios de orientação,
introduzidos pelos conquistadores europeus, nos estudos de cartografia,
projeções cartográficas, escala e outros elementos do mapa. E para a localização
ser mais precisa surgiram as coordenadas geográficas e os fusos horários.
Mergulhamos na estrutura interna do
Planeta Terra para entender a sua dinâmica, quais são os agentes internos
formadores do relevo terrestre e para a constituição da crosta terrestre e os
movimentos internos do planeta com suas consequências na superfície terrestre.
Reconhecemos o ciclo de formação e os tipos das rochas, assim como os
movimentos internos das placas tectônicas.
Depois retornamos para a crosta
terrestre para entender as estruturas e formas de relevo, tanto do relevo
continental quanto do relevo submarino, assim como, identificar as formações
litorâneas, o relevo brasileiro e seus recursos minerais, classificando-os em
seu grau de iimportância.
Estudamos sobre o nosso país, sua
localização geográfica e divisão regional, olhando-o inserido no mundo, com
base na estrutura da população e na economia, com destaque para os principais
ramos de atividade econômica, incluindo as informais. E para ter uma noção de
como se organiza a economia de um país, buscamos saber quais são indicadores
sociais e econômicos.
De uma escala global para uma escala
local, inserimos estudos sobre o nosso Estado Santa Catarina, sua localização,
aspectos naturais e históricos, regionalizando em mesoregiões, para entender a
colonização e a formação sociocultural. Partindo para a compreensão da economia
e do modelo catarinense de desenvolvimento e da infraestrutura de Santa
Catarina.
Outros temas de estudo da geografia,
tratados de forma ampla são os processos de
industrialização e urbanização, que estão diretamente relacionados.
Buscou-se historicizar as cidades, desde as primeiras até as contemporâneas. Trazendo
também o estudo para o processo de urbanização brasileira, destacando os problemas
ambientais urbanos. Para entender o processo de industrialização, viajamos pelo
mundo para indentificar o quais são os tipos, a distribuição das indústrias e organização
da produção industrial.
Entramos no processo de globalização
para entender a economia globalizada e a economia policêntrica. Identificamos
os fluxos da economia global e quais são as cidades mundiais que se destacam
neste cenário. E conseguimos perceber que há a economia da desigualdade e da
exclusão social, que faz aumentar a fome no mundo e as epidemias.
Diante disso buscamos entender o
binômio, globalização x fragmentação, estudando os conflitos étnicos,
nacionalismos, separatismo e minorias étnicas, o papel do estado no mundo atual
e a cidadania. Trazendo para a reflexão conceitos e temas: Competitividade, consumo, confusão de
espíritos e os impactos do consumismo na sociedade, no meio ambiente e como
afetam cada indivíduo.
O que afeta o meio ambiente é também
tema de estudo da geografia. Importante o despertar para a consciência
ambiental com a reutilização de produtos nocivos ao ambiente terrestre e
aquático, como por exemplo, reciclar o óleo de cozinha usado para evitar que
seja lançado na rede de esgoto; destinar adequadamente os resíduos de óleo de
cozinha para que sejam utilizados na produção de sabão; e conscientizar os
alunos no recolhimento do óleo de cozinha e de caixas de leite.
No intuito de tornar ainda mais
atrativo, perpassamos conteúdos relacionados ao modo de vida atual e ao mundo
do trabalho, abordando novos conceitos ligados a atividades econômicas voltadas
para uma sociedade mais consciente que busca auto sustentabilidade.
Das economias desenvolvidas de
industrialização precursora para as novas propostas de economia e
sustentabilidade, para compreender a evolução destas por meio do
desenvolvimento industrial descortinando outras perspectivas no mundo do
trabalho. Ao ampliar a visão de mundo torna-se possível perceber os novos rumos
da economia levando em consideração os conceitos atuais de sustentabilidade. A
economia circular é a indústria no caminho do crescimento econômico sustentável
com - Reuso - Compartilhamento - Manutenção - Remanufatura e Reciclagem.
Outro tema de estudo que pode surtir
resultado positivo para as novas gerações é a agroecologia. Ao entender os
conceitos que permeiam a agroecologia, em suas diversas vertentes, nos permitem
traçar conexões entre práticas agrícolas e suas modalidades de influências nos
processos de formação social e cultural locais, na dinâmica econômica, na
problemática ambiental, dentre outros aspectos relevantes de toda ciência
verdadeiramente preocupada com o futuro do planeta. Também entender como as
antigas práticas podem melhorar a qualidade dos produtos colhidos no campo.
Depois de tantos desafios, só podemos
agradecer. Agradecer aos desafios e a todo aprendizado. Gratidão a vocês alunos
que estiveram firmes e fortes, realizando-se como apreendentes. Desejo a todos
que continuem firmes no propósito de estudar e aprender tudo o que lhes é
proporcionado. Cada um de vocês é uma grande edificação divina e todo
conhecimento absorvido faz parte do alicerce para a construção de suas vidas.
Desejo a todos, muitos sonhos e
conquistas exitosas. Que as luzes do Natal iluminem suas mentes e façam seus
olhos enxergarem em seus professores, faróis constantes, com luzes flamejantes a
Iluminar sempre os seus caminhos.
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